Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba quais os malefícios do carboidrato para o coração

Carboidratos processados podem aumentar o risco de obesidade, diabetes e doenças coronárias mais do que a gordura

Saiba quais os malefícios do carboidrato para o coração
Notícias ao Minuto Brasil

04:45 - 29/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doença

Atualmente, discute-se muito sobre os culpados pelo surgimento dos problemas cardíacos ou da obesidade e a gordura sempre foi apontada como a principal vilã. Porém, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Hamilton, no Canadá, os carboidratos, quando ingeridos em excesso, são mais prejudiciais ao coração do que a ingestão de gordura, principalmente os refinados e o açúcar.

Ainda segundo o estudo, o alerta é porque esses alimentos com alto nível de carboidrato, como pão branco, massas e bolos possuem um elevado teor glicêmico. Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Júnior, o corpo absorve rapidamente os produtos à base de carboidratos, elevando a glicose e, consequentemente, gerando um estresse na parede interna das artérias.

+ Saiba quando é indicado o uso do suplemento alimentar

“Além de estar relacionado com problemas como hiperglicemia, diabetes e aumento dos níveis de colesterol e de triglicerídeos sanguíneos, o consumo em excesso gera um aumento de peso e de gordura corporal”, ressalta o especialista.

Porém não se deve retirar o carboidrato da dieta, pois a ausência desse nutriente no corpo pode afetar o funcionamento correto do cérebro, a disposição para realizar tarefas simples do dia a dia, queda de pressão e até mesmo o crescimento muscular.

“Priorizar um consumo consciente tanto de carboidratos quanto de gordura é importante. Algumas gorduras, como as encontradas em peixes e azeite de oliva, são ótimas, pois podem proteger contra doenças cardíacas”, diz Élcio Pires.

Antes de adotar qualquer restrição na alimentação é importante consultar um médico, pois é preciso levar em conta cada alimento e o equilíbrio entre eles. Respeitando os limites do corpo e tentando evitar os excessos, que é o maior problema na alimentação.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório