Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descubra 8 rios sagrados ao redor do mundo

Os rios também fazem parte da rota de peregrinos e pessoas em busca de mais conhecimento pessoal e fé

Descubra 8 rios sagrados ao redor do mundo
Notícias ao Minuto Brasil

19:24 - 09/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

O rio é uma representação da vida em si, pois, além da água, ao redor dele normalmente se encontra abundância de animais e plantas. E se é de um rio que vem a maior possibilidade para o desenvolvimento de um povo, não é à toa que lhe seja atribuído um significado religioso.

Os rios também fazem parte da rota de peregrinadores e pessoas em busca de mais conhecimento pessoal e fé. Alguns já se tornaram famosos, como o rio Ganges, na Índia, e outros nem tanto, como o rio Whanganui, na Noza Zelândia.

Conheça alguns dos rios sagrados mais conhecidos e reverenciados do mundo:

1. Rio Urubamba

Situado no Peru, era conhecido pelos Incas como Willkamayu (quéchua para “rio sagrado) e percorre muitos dos locais onde há vestígios do Império Inca, como Machu Picchu, Raqch’i e o Vale Sagrado dos Incas.

2. Rio Jordão

Este rio que deságua no Mar Morto é um dos mais importantes do Oriente Médio, passando por quatro países: Israel, Jordânia, Líbano e Síria.

Notícias ao Minuto

Além disso, é extremamente famoso devido ao seu papel na Bíblia: no Antigo Testamento, os judeus o atravessaram carregando a Arca da Aliança; já no Novo Testamento, volta a aparecer como o rio em que Jesus foi batizado por João Batista.

3. Rio Ganges

É certamente um dos rios sagrados mais famosos do mundo. Os hindus o vêem como a morada da deusa Ganga e acreditam que se banhar no Ganges trará a purificação dos pecados.

Notícias ao Minuto

Infelizmente, o Ganges também é famoso por ser um dos rios mais poluídos do mundo. Por passar por muitas áreas urbanas, o rio sofre com despejo de esgoto e dejetos industriais. Isso sem contar a poluição causada pela própria peregrinação, pois muitas oferendas são jogadas no rio frequentemente, assim como cadáveres de humanos e animais.

4. Rio Columbia

É o maior rio da América do Norte e considerado sagrado por ser o local que os salmões usam para fazer sua migração.

5. Rio Yamuna

O Yamuna é um dos sete rios sagrados da Índia. Ele nasce no Himalaia bastante limpo, mas durante o seu percurso acaba absorvendo quantidades enormes de lixo industrial, agrícola e de esgoto, se transformando no rio mais poluído do país.

6. Rio Osun

O Rio Osun (também conhecido como Oxum) está localizado na Nigéria e é nomeado como um dos mais famosos Orixás. Oxum foi uma das esposas de Xangô e é orixá dos rios, das cachoeiras, da riqueza e do amor.

Notícias ao Minuto

7. Rio Whanganui

O Whanganui fica na Nova Zelândia e é também chamado pelos maoris de Te Awa Tupua. É considerado pelos locais como um ancestral vivo, com quem eles têm uma forte conexão espiritual.

Foi por causa disso que em 2017 o Whanganui foi o primeiro rio a ter personalidade jurídica. Isso significa que ele pode ser defendido através de processos judiciais por advogados da tribo e do governo.

8. Rio Bagmati

O Rio Bagmati está localizado no Nepal, atravessando o Vale de Catmandu, e é considerado sagrado tanto por budistas quanto para hindus. Sua importância religiosa para os hindus se destaca especialmente pelos ritos funerários da religião.

Notícias ao Minuto

De acordo com a tradição hinduísta, o corpo deve ser mergulhado três vezes no Rio Bagmati antes da cremação, e depois as cinzas do morto devem retornar para o rio.

Leia também: 5 principais destinos dos brasileiros que emigram

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório