Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como era a higiene no Palácio de Versalhes no século 17

Na época, os cuidados com a limpeza eram bem precários na Europa

Saiba como era a higiene no Palácio de Versalhes no século 17
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 30/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Curiosidades

No século 17, uma teoria provada pela medicina da época, acreditava que a água era ruim  para a saúde porque deixava os poros abertos e o corpo mais vulnerável às doenças.

O rei Luís XIV da França foi um dos adeptos desse (mau) hábito e só tomava banho quando o médico mandava. No dia a dia ele se limpava apenas com um pano com água, álcool ou até mesmo saliva.

+ Saiba como era ser gay na Idade Média

Ele ficou conhecido, entre outros feitos, como um dos reis mais sujos da história da França. Luis XIV teve inúmeras doenças: escarlatina e sarampo quando criança ; blenorragia (gonorreia) e sarna quando adolescente; febre tifoide, fortes enxaquecas, dores no estômago, crise de gota e fístula anorretal quando adulto. Para completar o quadro, tinha todos os dentes inferiores estragados e um único dente superior.

Acredita-se que Luis XIV deva ter tomado de 2 a 5 banhos ”inteiros” durante os seus 77 anos de reinado (morreu em 1715, de gangrena nas pernas).

Hora (mês) do banho

O banho completo, como nós conhecemos, era realizado pela corte uma vez por ano e olhe lá. E quando ocorria, toda a família tomava banho no mesmo dia e usando o mesmo barril de água.

A ordem para o banho era a seguinte: primeiro o pai, depois a mãe, em seguida os filhos, sempre do mais velho para o mais jovem. O último, provavelmente, já pegava uma água no mínimo turva.

Nesta época, também não existia escova nem pasta de dente. As pessoas faziam a higiene bucal com água e um pedaço de pano. A população também fazia uso de ervas para amenizar o mau hálito e depois enxaguava a boca com água gelada para liberar o muco.

Com relação às roupas, as pessoas só as trocavam quando elas já estavam infestadas de pulga, traça e percevejo. E caso fosse trocada a roupa, não era necessário o tomar banho. Em resumo: para ser considerado limpo no século 17, bastava lavar as mãos e o rosto e pronto.

Necessidades fisiológicas

As necessidades fisiológicas era feitas em penicos que ficavam no quarto das pessoas e os resíduos eram constantemente despejados pela janela. A limpeza íntima era feita com folha de sabugo de milho ou feita com a própria mão.

Para completar, foi realizado um decreto em 1715, instituindo que as fezes deviam ser recolhidas uma vez por semana.

Toda essa falta de higiene ajudou a propagar a epidemia da peste bubônica (ou peste negra) pela Europa, dizimando 1/3 da população do continente.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório