Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tem um motivo para o nariz entupir só de um lado

Quando uma narina para de funcionar, a outra começa a trabalhar pelas duas. Mas por quê?

Tem um motivo para o nariz entupir só de um lado
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 14/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Bizarro

Talvez você nunca tenha prestado atenção a este fato, mas quando está gripado ou com o nariz entupido, tem sempre mais dificuldade em respirar por uma narina do que por outra. Bizarro? Sim, mas o corpo humano sabe o que faz.

Quando uma narina para de funcionar, a outra começa a trabalhar pelas duas. Mas por quê?

Este processo é automatizado pelo sistema nervoso autônomo, que controla muitas outras funções no corpo, como a digestão ou a frequência cardíaca.

Quanto ao nariz, este sistema controla o ciclo nasal, para que cada narina opere o mais eficientemente possível.

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina, norte-americana, o ciclo nasal ocorre várias vezes ao dia, e só é notório para os indivíduos caso o nariz se encontre obstruído mais do que o ‘normal’.

+ Qual a idade certa para dar um smartphone ao filho?

Para que um lado do seu nariz abra e outro feche, o corpo se enche de tecido sanguíneo. “Um aumento do fluxo sanguíneo provoca o congestionamento de uma das narinas durante cerca de três a seis horas, mudando depois para o outro lado. Também ocorre um bloqueio adicional quando se está deitado, e que se nota sobretudo caso a cabeça esteja voltada de lado”, explicou a médica Jennifer Shu à publicação CNN.

Os cientistas crêem que o ciclo nasal está relacionado com o olfato. Alguns cheiros são melhor identificados quando se expira rapidamente pelo nariz, enquanto que outros demoram mais tempo a serem processados e são mais eficazmente detectados quando o ar é respirado lentamente.

Ou seja, se um lado do nariz está totalmente desimpedido e se o outro está ligeiramente obstruído, o organismo consegue detectar todos os cheiros que o rodeiam.

Este processo também dá uma ‘folga’ ocasional a cada narina, já que um fluxo constante de aspiração de ar pode secar o nariz e aniquilar os pequenos pelos que o protegem dos ataques exteriores, como gases poluentes.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório