Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descubra 7 mitos e verdades sobre o café

Essa é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água

Descubra 7 mitos e verdades sobre o café
Notícias ao Minuto Brasil

04:51 - 13/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle queridinho do brasil

Espresso ou coado, com leite ou puro. O café é uma das delícias mais queridinhas do Brasil, país que mais exporta esse grão em todo o mundo. Segundo o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), essa é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. Mas, como não gostar daquele cafezinho para começar o dia com mais disposição ou trazer um aconchego depois do almoço ou jantar?

A discussão, porém, se o café traz benefícios ou malefícios para a saúde e quais são seus impactos nas nossas vidas, permanece constante. Para celebrar o Dia Mundial do Café, que acontece no dia 14 de abril, Flamarion Pirtouscheg, Gerente de Produtos da empresa 'Electrolux', esclarece alguns mitos e verdades sobre esse grão:

1 O café coado tem mais sabor que o espresso

Mito. Quando o café é preparado resultando o espresso, o sabor fica mais forte que o coado, por causa da forma que é feita a bebida – o pó é prensado no filtro. Por outro lado, o gosto do café coado permanece acentuado por mais tempo que o espresso, que é recomendável que seja ingerido logo após o seu preparo.

2 Café tira o sono

Verdade. O café possui a cafeína que é uma substância presente também em outros alimentos, que age como um estimulante no cérebro, dificultando o sono e combatendo a fadiga, o que faz com que o consumidor da bebida se atente mais nas suas atividades – por um tempo determinado. Isso muda de pessoa para pessoa, por causa do sistema nervoso de cada um e como ele reage a essa substância. Para os que sofrem de insônia, o café não é necessariamente o causador da falta de sono, já que tem um efeito passageiro de duas horas, mais ou menos.

3 Cafeína em excesso faz mal

Verdade. Tudo que ingerimos em excesso não faz bem para a nossa saúde. Isso não é diferente com o café. Segundo periódico científico da Food and Chemical Toxicology, a quantidade máxima de consumo de cafeína por dia é de 400ml, ou três xícaras de 150ml por dia.

4 Café dá dor de cabeça

Mito. A cafeína é uma substância presente em diversos medicamentos que combatem a dor de cabeça. Se a bebida causa dor de cabeça em algumas pessoas, isso pode acontecer porque seu sistema nervoso já é hiperativo e a cafeína pode reforçar isso.

5 Diversos fatores interferem no sabor final do café

Verdade. Desde a hora da plantação até colocar nas sacas, tudo influencia no gosto do cafezinho na xícara. O terroir – condições geográficas e climáticas de determinada região -, cultivo, variedade, forma de plantio – tipo de terreno-, colheita, secagem, torra, embalagem e preparo, são exemplos de etapas de preparar o grão para uso e que podem ser feitas de diversas formas que interferem diretamente no sabor final do café.

6 Crianças podem tomar café

Depende da idade. O café é uma bebida que pode dificultar a absorção de algumas substâncias importantes para uma criança em crescimento. É recomendado que antes dos seis anos de idade, a criança não consuma a bebida. Depois disso, ela pode ser até apresentada para os pequenos, mas com muita moderação.

7 Não pode tomar medicamentos com café

Verdade. O café pode inviabilizar as reações químicas propostas pelas substâncias em medicamentos. Por essa razão, não é recomendável tomar comprimidos com a bebida.

Leia também: Saiba quais bebidas vegetais substituem o leite de vaca

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório