Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Algarve desponta como o maior destino gastronômico de Portugal

Região tem a mais alta concentração de restaurantes reconhecidos com estrelas do guia Michelin

Algarve desponta como o maior destino gastronômico de Portugal
Notícias ao Minuto Brasil

05:06 - 20/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle sul do país

Além de praias deslumbrantes e hotéis de alto padrão, o Algarve vem se consolidando como celeiro de grandes chefs e atraindo visitantes de todo o mundo para seus restaurantes. Em Portugal, a região é a que concentra o maior número de restaurantes reconhecidos com estrelas do tradicional guia Michelin: são oito no total.

Neste ano, dois novos estabelecimentos receberam a honraria: Gusto de Heinz Beck, comandado pelo chef executivo italiano Daniele Pirillo; e o restaurante Vista no Bela Vista Hotel & Spa, comandado pelo o jovem chef João Oliveira.

Vinho, mariscos e charutos

No Gusto, localizado no Conrad Algarve, o residente Daniele Pirillo mistura sua expertise com a de Heinz Beck (reconhecido com três estrelas Michelin). Juntos, eles criam uma inovadora cozinha mediterrânea, combinada a uma impressionante carta de vinhos, coquetéis premiados e menu de charutos cubanos.

No Vista, João Oliveira resgata suas origens e serve pratos influenciados pelos maravilhosos mariscos dos oceanos do Algarve, fundidos com os sabores sofisticados do seu passado no norte. Para a experiência ficar ainda mais completa, é possível degustar o menu combinando 3, 5 ou 8 pratos com emparelhamento de vinhos.

Inovações e chef brasileiro no Algarve

Entre os já consagrados, o Bon Bon é um destaque. O chef Louis Anjos serve pratos locais de alta qualidade, com ingredientes frescos e combinações inovadoras que traduzem a cultura algarvia em cada prato. Já o chef brasileiro Henrique Leis oferece um ambiente de charme rústico em seu restaurante homônimo.

Nesse cenário, aparecem clássicos franceses com um toque de brasilidade em criações como noisettes de carne de veado com molho poivrade, e duo de tainha vermelha e vieiras com mousseline de aipo.

No Restaurante Ocean, localizado no hotel Vila Vita Parc, o chef austríaco Hans Neuner utiliza técnicas inovadoras de alta cozinha em ingredientes produzidos localmente. Premiado com duas estrelas, ele é responsável por pratos como o Miral Pigeon com amora, chicória e nozes pretas, e John Dory servido com alcachofra “queimada”, flor de abobrinha e polvo.

Portugal e Europa Central em pratos contemporâneos

O chef Leonel Pereira é responsável pela cozinha clássica do São Gabriel. Com formação na Academia Alain Ducasse, no Le Nôtre e no Institute of Culinary Arts, e com passagens por grandes hotéis como o Cipriani em Veneza, ele propõe um menu criativo e contemporâneo.

O Vila Joya, do chef Dieter Koschina, também é reconhecido por suas inovadoras técnicas culinárias europeias e foi selecionado como um dos “50 Melhores Restaurantes do Mundo”. Com serviço impecável, o restaurante serve os ingredientes mais frescos das fazendas regionais e do mar.

Alguns exemplos são: o pintado recheado com trufas negras e alcachofras, o fígado de ganso assado e servido em um purê de brócolis com enguia defumada e o bacalhau emblemático de Portugal, confitado e combinado com coulis de beterraba e iogurte.

O alemão Willie Wurger é outra figura emblemática do cenário gastronômico da região: ele deixou um rastro de estrelas Michelin em todo o Algarve. Desde que chegou à região no início dos anos 80, Wurger se envolveu em diferentes restaurantes que foram marcos locais. Hoje, dirige o seu próprio restaurante, o Willie’s, que recebe uma estrela todos os anos desde 2006.

A sua especialidade é a cozinha da Europa Central, em receitas como os raviolis de marisco feitos à mão com molho cremoso de Vermute. O restaurante está tranquilamente escondido atrás do Hilton Resort, na área residencial de Vilamoura.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório