Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 sinais não evidentes de que sua pele está envelhecendo rápido

Algumas evidências do envelhecimento aparecem com a idade, outras - mais sutis - servem para ativar o sinal de alerta: é hora de um tratamento preventivo

5 sinais não evidentes de que sua pele está envelhecendo rápido
Notícias ao Minuto Brasil

06:27 - 21/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle sutil

Alguns sinais do envelhecimento são bem claros e evidenciam a idade, como: assistir a formatura de seus primos bebês e receber um convite para uma reunião da escola de seus filhos. E outros, você sente (e nota) na pele: sulcos da testa, pés de galinha, e bolsas abaixo dos olhos. Mas, segundo especialistas, existem sinais mais sutis do envelhecimento cutâneo.

“E tendo em vista esses indícios, podemos indicar tratamentos preventivos com respostas mais eficientes e que evitam o aparecimento de rugas, flacidez e outras alterações causadas pelo fotoenvelhecimento”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, da Clínica Volpe, em São Paulo. “Quanto antes você notar, com ajuda do médico especialista, melhor será sua aparência e o trabalho preventivo”, acrescenta. Fique de olho nos cinco presságios que podem acender o sinal de alerta:

Manchas de sol aos 20/30 anos no rosto — A presença de manchas ou sardas tem relação direta com a fotoexposição solar precoce e intensa até os primeiros 20 a 25 anos de vida, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal.

“Já existe um declínio na capacidade de reparo e proliferação celular, pois após os 25 anos em média, temos a primeira perda no metabolismo de regeneração e começamos a ter deficiência em produzir espontaneamente os antirradicais livres e antiglicantes que combatem os superóxidos que envelhecem o nosso organismo”, explica a dermatologista.

Isso, segundo a médica, facilita o aparecimento de manchas. “Indícios como as hiperpigmentações solares são um importante sinal de alerta dos danos cumulativos do sol”, comenta Dr. Jardis. E, nesse momento, é hora de investir em tratamentos e prevenção.

Rugas ao longo das bochechas — "As pessoas desenvolvem rugas com o movimento e expressões, de modo que não é realmente um mal sinal de envelhecimento. Mas se as linhas finas e rugas aparecem no meio das bochechas, nos vinte ou trinta anos, é hora de se preocupar”, explica o Dr. Jardis. Além das expressões, o sol aparece de novo como um grande vilão. Para rejuvenescer a região, o dermatologista Dr. Abdo Salomão indica sessões de Megafocus, um ultrassom microfocado que atinge o músculo e em apenas uma sessão promove melhora significativa no aspecto da pele, por causa do estímulo de produção de colágeno.

“O músculo sofre uma contração imediata ao ser atingido pelos pontos de coagulação e isso produz um efeito lifting, que pode apresentar evolução no período de três meses após o procedimento”, afirma o dermatologista Dr. Abdo. Em casa, o ácido hialurônico é um ingrediente que pode ser usado, como os manipulados com Hyaxel e DSH CN (baixo e alto peso molecular).

Pescoço irritável e flácido — A dermatologista Dra. Claudia Marçal explica que o pescoço é uma região cuja pele é muito fina, praticamente sem glândulas sebáceas, com espessura próxima a dois milímetros, pouco hidratada e onde há grande movimentação natural pela própria dinâmica da região.

O fotodano provoca, então, envelhecimento precoce e influencia também na função de barreira, deixando a pele facilmente irritável e mais flácida. A solução? O novo protocolo HotCold, disponível na Clínica Thais Pepe, é eficaz contra a papada e flacidez da região, pois combina o ultrassom com a criolipólise — e remodela o pescoço. “A vantagem do protocolo é tratar a gordura e flacidez de uma forma não invasiva, sem precisar de cirurgia e, portanto, sem downtime (tempo de recuperação)”, garante a Dra. Thais Pepe.

Sua pele está mais sensível que o habitual — “A pele é parte de um sistema que precisa estar em equilíbrio, então, se o paciente está em desordens alimentares, em privação ou carência nutricional, ou fazendo uso de medicamentos de controle de colesterol (quando essas concentrações são altas), a pele que já tem tendência a ser mais sensível, pode se tornar-se mais seca”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal.

“Essa sensibilidade, que pode vir conjuntamente com coceira, também é um presságio importante de que alguma coisa na sua rotina de beleza não está em ordem”, comenta Dr. Jardis. É necessário fazer uso de vitaminas orais, ter alimentação balanceada e aplicar produtos tópicos com ação calmante e hidratante.

Leia também: Saiba se é possível fazer depilação a laser com tatuagem

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório