Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Homens aderem ao transplante de barba e procura cresce 40% em 2 anos

Os motivos vão da estética à camuflagem de cicatrizes passando por questões religiosas e culturais

Homens aderem ao transplante de barba e procura cresce 40% em 2 anos
Notícias ao Minuto Brasil

05:04 - 23/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Procedimento

Desde que a moda hipster voltou à cena por volta dos anos 2000, a barba ganhou destaque no estilo masculino e se tornou marca registrada dos homens modernos. E essa não é apenas uma onda fashion. Prova disso está na alta demanda por este tipo de procedimento.

O Instituto de Medicina do Cabelo, comandado pelo Dr. Márcio Crisóstomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar, contabilizou um aumento de 40% na procura por este tipo de cirurgia nos últimos dois anos.

+ 3 benefícios do pente de madeira para os barbudos

“O surgimento de barbearias conceito para cuidados com a barba em todo o Brasil também é uma mostra de que os homens estão mais vaidosos e que não vão abandonar o estilo. Mesmo com a alta demanda pelo transplante de barba, os pacientes ainda chegam ao meu consultório com muitas dúvidas, inclusive se é possível fazer este tipo de cirurgia”, explica Dr. Crisóstomo.

A busca por uma bela barba não está ligada somente à estética. Em muitos casos, a religião ou a cultura no qual o homem vive pede barbas grandes e cheias, além disso, há uma questão de estigma, como quem nasce com lábios leporinos. A cicatriz fica à mostra e muitos se sentem incomodados.

“Recebo pacientes que pedem para ficar com barbas iguais aos dos artistas, assim como trabalho para ajudar quem sofre com problemas psicológicos e físicos, que são graves e podem atrapalhar o desenvolvimento social e profissional”, conta Dr. Márcio.

O avanço da medicina também tem ajudado quem busca ter barba e bigode sem falhas ou quer camuflar cicatrizes. Os fios para a barba podem ser obtidos do couro cabeludo de duas formas: A primeira é pela técnica chamada Strip (faixa) em que é retirada uma pequena faixa de couro cabeludo para obtenção dos fios de cabelo para implante ou pelo Método FUE (sigla do termo em inglês que significa Follicular Unit Extraction ou Extração de Unidades Foliculares), onde as unidades foliculares são retiradas uma a uma do couro cabeludo e depois transplantadas para a barba. Em casos pequenos ou de correção de cicatrizes, fios da própria barba podem ser utilizados.

“Uma cirurgia de transplante de barba dura em média 6 horas e é possível transplantar até 6 a 7 mil fios de uma só vez. Em uma semana, o paciente já tem vida normal, sem dor”, afirma o cirurgião.

Os fios são implantados pelo cirurgião, com o uso de microlâminas especiais, na região da barba do paciente seguindo a orientação natural, rentes à pele e direcionados para baixo. O implante dos fios pode ser feito em áreas de falha ou até em toda a barba e bigode.

“Três meses após o procedimento os fios começam a crescer e o resultado final pode ser observado em cerca de seis a oito meses depois do procedimento. Os fios implantados crescem normalmente durante a vida do paciente, que pode usá-los no tamanho que quiser e até raspar se decidir mudar de visual. O comportamento é o de uma barba normal”, finaliza o médico.

Dados da International Society of Hair Restoration Surgery:

  • Ásia (195.284)
  • - Número de procedimentos de transplante capilar em 2016: 635.189, aumento de 40% em relação à 2014.
  • - De 2014 a 2016 os procedimentos de transplante capilar na área da face aumentaram em 101%. O Oriente Médio foi a região que contabilizou o maior número de cirurgias do tipo: 8.537 no total.
  • - O mercado do transplante capilar cresceu 64% desde 2014, passando de US$ 2,5 bilhoes em 2014 para US$ 4,1 bilhões em 2016.
  • - TOP 2 regiões
  • Oriente Médio (149.400)

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório