Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Soluções simples para driblar a prisão de ventre

É importante adaptar as suas rotinas diárias

Soluções simples para driblar a prisão de ventre
Notícias ao Minuto Brasil

12:05 - 30/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Intestinos

Comece por equilibrar a sua rotina alimentar. O primeiro motivo para a prisão de ventre é a falta de fibra. Este carboidrato tem a função de dar volume ao intestino, o que induz contrações que propiciam uma correta evacuação.

Segundo o departamento de agricultura citado pelo Consumer Reports, a dose diária aconselhada é de 22 gramas para as mulheres e de 28 gramas para os homens.

Feijão, aveia ou amendoins são alimentos onde facilmente encontra-se fibra e que acrescenta na sua alimentação diária, que deve também ser rica em frutas.  estes alimentos, por conter açúcares naturais, ajudam a reter água nos intestinos, promovendo o processo durante a passagem pelo intestino até o reto.

Especialistas alertam, no entanto, para a necessidade de dosar o consumo de fibra já que, em exagero, a ingestão pode também levar à prisão de ventre. Comece, por isso, com pequenas porções e vá aumentando até à dose indicada.

+ Ciência relaciona café sem açucar a psicopatas

A par da alimentação, tenha também cuidado com os medicamentos que toma. Alguns têm prisão de ventre como efeito secundário. Fale com o seu médico e busca ajuda para encontrar a melhor solução para o seu caso. 

Em casos mais graves, a solução poderá ter de passar pelo uso de laxantes. Existem vários medicamentos que não necessitam de receita médica e que você encontra em farmácias - só tem de ter em atenção as doses e horário para tomar, bem como o tipo de laxantes, que pode ser osmótico ou estimulante.

O primeiro, mais aconselhado, por ser mais eficaz e versátil a vários casos, propicia a maior concentração de água nos intestinos, promovendo a passagem pelo cólon (parte central do intestino grosso). Os laxantes estimulantes, por sua vez, causam contrações no cólon.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório