Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 cidades históricas para conhecer em Minas Gerais

As cidades históricas são perfeitas para quem não dispensa roteiros culturais, sem abrir mão de muito charme

5 cidades históricas para conhecer em Minas Gerais
Notícias ao Minuto Brasil

14:22 - 04/06/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle colonial

Além da saborosa gastronomia, o estado de Minas Gerais conta com vários lugares que preservam diversos patrimônios desde a época colonial, sendo parte fundamental para contar a história do país.

Ao passear pelas ruazinhas de pedra e casinhas bem conservadas de algumas cidades históricas, é natural sentirmos transportados no tempo, diretamente para o Brasil-colônia

As cidades históricas são perfeitas para quem não dispensa roteiros culturais, sem abrir mão de muito charme.

1. Ouro Preto

O conjunto arquitetônico da cidade é tão impressionante que não deu outra escolha: foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Suas ruas bem conservadas encantam universitários, que se acumulam entre repúblicas estudantis e agitam as ruas durante o Carnaval.

A cidade foi palco da Inconfidência Mineira e preserva a história do século 18. As ruas de paralelepípedo da cidade são repletas de construções que remetem ao período colonial e encantam os turistas com sua arquitetura barroca. Destaque para a Igreja São Francisco de Assis, esculpida pelo famoso Aleijadinho.

2. São João Del Rei

A colonização portuguesa fica bem nítida nessa cidade, sobretudo no Centro Histórico – marcado por casas coloniais e a Ponte da Cadeia. Por aqui, o comércio é bem movimentado e valorizado. Igrejas também estão entre os roteiros favoritos dos visitantes, como a de Nossa Senhora das Mercês e São Francisco de Assis.

3. Tiradentes

Antiga Vila de São José do Rio das Mortes, pertencente ao Ciclo do Ouro no Estado, Tiradentes é uma das cidades históricas mais bem conservadas do país. Os detalhes da arquitetura colonial que formam verdadeiros tesouros barrocos são uma atração à parte.

Além de apreciar as belas construções, quem visita Tiradentes não pode deixar de conhecer a praça do Largo das Forras, as fontes do Chafariz de São José, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Matriz de Santo Antônio e o Museu Padre Toledo.

Notícias ao Minuto

4. Diamantina

Com muitas construções barrocas bem preservadas, a cidade consagrou-se como uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas pelos turistas de todo o país. Terra natal de Juscelino Kubitschek e repleta de vielas e becos que guardam casarios coloniais, a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999 – e também abriga belezas naturais que valem a viagem.

5. Mariana

Vizinha de Ouro Preto, Mariana foi a primeira vila do estado, a primeira capital e, de quebra, a cidade mais rica do Ciclo do Ouro. Suas belas igrejas atraem os turistas, como as de São Francisco de Assis e a de Nossa Senhora do Carmo. Vale esticar a viagem até a Catedral Basílica da Sé, que abriga um órgão alemão com mais de mil tubos ainda em funcionamento, e a mina da Passagem, cercada por bons restaurantes.

Notícias ao Minuto

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório