Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 cuidados que você deve ter com o passaporte durante a viagem

O passaporte brasileiro é muito visado pelo fato do nosso país reunir uma variedade étnica muito grande

5 cuidados que você deve ter com o passaporte durante a viagem
Notícias ao Minuto Brasil

10:48 - 17/05/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Documento

O passaporte é um documento de extrema importância, sobretudo durante as viagens, e perdê-lo pode gerar muitas dores de cabeça. O maior agravante é que o passaporte brasileiro é muito visado pelo fato do nosso país reunir uma variedade étnica muito grande. Em resumo: qualquer um pode se passar por brasileiro.

Para evitar problemas e curtir sua viagem ao máximo, veja os cuidados com o passaporte que você deve ter!

1 – Faça uma cópia do passaporte

Digitalizar seus documentos, e não só seu passaporte, é uma boa ideia. Assim fica mais fácil consultar os números ou mostrar como eles são para facilitar as autoridades locais.

Para manter as informações seguras, envie a digitalização para seu e-mail ou para seu armazenamento na nuvem. Outra opção é enviar para amigos ou familiares de confiança.

2 – Verifique se o hotel possui cofre

Se você for sair e não quiser levar o passaporte consigo, deixe-o no cofre. Apenas não esqueça de verificar se existe essa comodidade no hotel em que irá ficar.

Geralmente hospedagens mais em conta não oferecem essa facilidade. Se for o caso, e se você não estiver se sentindo seguro, ande com o passaporte.

3 – Não deixe o passaporte em bolsas ou mochilas

Nunca carregue seu passaporte em bolsas ou mochilas. Você pode esquecer em algum lugar, pode se distrair e ser furtado ou, ainda pior, ser roubado.

Para evitar que seu documento vá junto, deixe-o sempre em seu bolso ou coloque-o em uma doleira, que pode estar sempre perto do seu corpo.

4 – Fique de olho na validade do passaporte

Não existe nada mais frustrante do que errar por coisas bobas, certo? Um dos cuidados com o passaporte está justamente naquela data que a gente sempre esquece: a validade!

Alguns países exigem que seu passaporte ainda esteja válido entre 3 e 6 meses depois a contar da data do seu retorno. Por exemplo:

Se seu passaporte for válido até outubro de 2018 e o seu retorno estiver marcado para agosto do mesmo ano, corre-se o sério risco de não conseguir embarcar ou entrar no país.

O Reino Unido é um dos destinos que exige pelo menos 6 meses de validade após a data marcada para volta. Já os países do Espaço Schengen pedem apenas 3 meses.

5 – Cuidado com o passaporte: ando com ele ou deixo no hotel?

O cuidado com o passaporte é um assunto tão delicado, que essa dúvida acaba ocupando a cabeça de muitos viajantes. Muitas pessoas preferem andar com uma cópia e deixar o passaporte seguro no cofre do hotel. Outros andam com o documento sempre grudado ao corpo.

Mas a verdade é que cada país lida com o assunto de uma forma diferente. Japão, Espanha e Alemanha exigem que o viajante esteja sempre com o passaporte.

Já os Estados Unidos e a Inglaterra parecem ser mais tranquilos quanto ao porte do mesmo, mas é sempre válido lembrar que:

Você deve estar com seu passaporte se estiver dirigindo;

Deve apresentar o documento ao alugar um carro;

Deve estar com seu passaporte ao trocar dinheiro;

Deve mostrar seu passaporte ao se hospedar em algum lugar;

Para os países do Mercosul, onde a entrada é permitida apenas com o RG brasileiro, portar o mesmo nas ruas basta para o caso de qualquer intervenção.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório