Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba as causas da dermatite seborreica e como evitar a coceira

O tratamento completo é feito com produtos que matam o fungo, tratam a inflamação e reduzem a oleosidade da pele

Saiba as causas da dermatite seborreica e como evitar a coceira
Notícias ao Minuto Brasil

11:35 - 17/05/18 por Folhapress

Lifestyle descamação

A dermatite seborreica também é conhecida como caspa, e a sensação de coceira aumenta em épocas de alteração climática. "Quando o tempo muda bruscamente, a dermatite seborreica piora bastante", afirma Caio Lamunier, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo o especialista, a dermatite acontece por três causas principais: excesso de oleosidade, inflamação da pele e a presença de um fungo. "A descamação de pele causada pela dermatite é conhecida como caspa, mas nem toda dermatite seborreica descasca."

O médico Roberto Aniche, 63, diz que sofre de dermatite seborreica no couro cabeludo há cerca de 34 anos. "Quando comecei a dar plantão como médico, ficava sem dormir, e o estresse causou a dermatite. Comecei a usar todos os xampus específicos que eu via pela frente, mas nem sempre isso adiantava."

Aniche demorou a procurar um dermatologista e chegou a usar até cortisona no couro cabeludo. "Eu me dei conta de que estava fazendo tudo errado e decidi marcar uma consulta com um especialista." Agora, ele usa um xampu especial três vezes por semana, que aplacou cerca de 90% da descamação e da coceira. "Após tanto tempo, percebi que dormir bem, tomar bastante água e lavar a cabeça são ações importantes para controlar a dermatite."

O dermatologista Caio Lamunier afirma que nem todo xampu encontrado em farmácia resolve a questão. "Alguns produtos reduzem a oleosidade, mas não tratam a inflamação, e vice-versa. O tratamento completo é feito com produtos que matam o fungo, tratam a inflamação e reduzem a oleosidade."

De acordo com o dermatologista, a dermatite seborreica é uma condição genética e pode aparecer não só no couro cabeludo, como também perto do nariz, atrás das orelhas e até no peito. "É comum em bebês e pode reaparecer na adolescência. Existem até doenças neurológicas, como Mal de Parkinson, que podem causar dermatite seborreica."

Quem tem caspa deve evitar tomar banhos muito quentes e longos. "Xampus devem ser usados com indicação médica", afirma Mayra Tosta, dermatologista da clínica OrtoDerm. "Controle do estresse e da ansiedade ajuda muito no tratamento."

COMO EVITAR

- Tome banhos rápidos Não deixe o couro cabeludo exposto à umidade por muito tempo;

- Temperatura fria A água quente estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, o que piora a inflamação da dermatite;

- Seque bem os cabelos. A umidade pode proliferar os fungos causadores da dermatite. Lembre-se: também não durma com os fios molhados;

- Evite usar chapéus e bonés Eles aumentam a oleosidade do couro cabeludo, causando a dermatite. Com informações da Folhapress.

Leia também: Distonia: entenda o distúrbio que afeta 65 milhões de brasileiros

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório