Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como é a licença-maternidade ao redor do mundo?

Em nosso país a mulher tem direito a se afastar do trabalho por 120 dias

Como é a licença-maternidade ao redor do mundo?
Notícias ao Minuto Brasil

04:50 - 18/05/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Direitos

No Brasil, a mãe que contribui para a Previdência Social (INSS) tem direito a se afastar do trabalho por 120 dias. Caso a empresa opte pelo Programa Empresa Cidadã, esse período aumenta para 180 dias corridos para as mulheres e 20 para os homens, que tiram apenas 5 dias pela lei.

Em abril, a Comissão de Assuntos Sociais aprovou no Senado o projeto de Lei que amplia o prazo da licença-maternidade de 120 para 180 dias definitivamente, e ainda prevê que o pai possa acompanhar a mãe do bebê em consultas e exames durante a gravidez. A proposta seguiu para votação na Câmara dos Deputados mas ainda não ficou decidido.

+ 5 dicas para ser chamado para uma entrevista de emprego

Mas e em outros países pelo mundo? Vamos mostrar aqui que em relação à alguns países desenvolvidos o Brasil ainda está bastante atrasado nesse aspecto. Confira!

Melhores lugares

Em Montenegro, na Bósnia e na Albânia é permitido um afastamento de um ano. No Reino Unido e na Noruega, são 315 dias de licença, enquanto a Suécia garante 240 dias para a mãe e 84 para o pai. Já a Noruega tem a melhor licença-paternidade do mundo, com 112 dias.

Mais parecidos com o Brasil

Na Eslováquia, as mães têm 28 semanas, ou seja, 196 dias. Mas, se for mãe solo, são 37 semanas (podia ser o mesmo aqui, né?). No Chile e de Cuba podem ficar em casa com o bebê por 156 dias, recebendo o salário total. Na Costa Rica, são 120 dias. No restante da América Latina, a licença é diminui: na Colômbia são 98 dias; Argentina e Peru, 90 dias.

Piores locais para ser mãe

De acordo com informações do site 'BBC', os Estados Unidos oferecem piores condições para as mães, se igualando a políticas públicas de países africanos, como Nigéria, Botswana e Zâmbia. São 84 dias de licença-gravidez. Achou absurdo? Tem mais! As moms não recebem remuneração alguma! A única diferença é que os pais têm direito ao mesmo período. Pior que o país de Donald Trump só mesmo o Sudão, onde as mulheres têm direito a apenas 56 dias.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório