Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sete coisas que quem usa lentes de contato não pode fazer

Os cuidados devem ser ainda maiores do que por quem usa óculos

Sete coisas que quem usa lentes de contato não pode fazer
Notícias ao Minuto Brasil

06:53 - 25/05/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Visão

A infecção por lentes de contato é algo possível de acontecer. Por estar diretamente no olho, a lente exige uma higiene extrema, tanto na hora de colocar como na de guardar o objeto.

O Self reuniu dicas que qualquer um deve ter em mente, sempre que tomar a decisão de usar lentes.

Para começar, o contato com a água: ao manter as lentes guardadas, deve conservar com a ajuda de um líquido próprio, vendido para este fim. Quando o produto acaba, há quem opte por guardar as lentes em água, mas isso deve ser evitado, pois existe a possibilidade de micróbios presentes no líquido possam afetar a visão quando em contato direto. Embora seja livre de bactérias, o líquido das lentes não deve ser reutilizado, mas sim mudado diariamente, de forma a garantir a sua máxima higiene e a própria caixa onde as guarda deve ser limpa e seca todas as vezes antes de ser novamente cheia com o líquido próprio.

+ Melatonina tópica estimula crescimento capilar

Também o ato de tomar banho ou nadar em uma piscina deve ser evitado ao usar as lentes, uma vez mais, pelo contato com água.

A água pura deve ser apenas usada para garantir que se lave bem as mãos antes de colocar ou retirar as lentes. As mãos são a zona do corpo mais exposta a sujeiras e devem estar bem limpas antes de entrar em contato com as lentes ou o olho. 

A dica que provavelmente mais sr ouve é sobre não dormir com lentes. A prática é desaconselhada por aumentar o risco de infecção ocular, por conta da redução de oxigênio recebido pelo olho.

Por fim, deve garantir que mude as lentes com a frequência indicada. Se as lentes são diárias, descarte-as após cada utilização e, se são mensais, não pense que usá-la por 32 ou 33 dias será inofensivo. A concentração de bactérias e micróbios só garante a não afetação da vista durante o período indicado no produto – e sempre que as indicações de higiene e conservação são garantidas, é claro.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório