Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sem combustível, bicicleta é a opção; veja os cuidados que deve ter

Os ciclistas devem ter em conta alguns cuidados – desde assegurar a sua manutenção, à forma correta de guardar a bicicleta, sem esquecer o próprio ato de andar na rua

Sem combustível, bicicleta é a opção; veja os cuidados que deve ter
Notícias ao Minuto Brasil

05:03 - 29/05/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Transporte

Com a greve dos caminhoneiros que afetou o Brasil, contribuindo para o desabastecimento de combustíveis em postos de todo o país, muita gente lembrou da existência das bicicletas e resolveu tirá-la da garagem.

Usada nas últimas semanas como um dos principais meios de transporte, assim como acontece em países desenvolvidos, a bicicleta precisou ser 'recauchutada' para estar apta a enfrentar as estradas.

Além disso, os 'novos ciclistas' precisam estar alerta do tipo de comportamento que precisam ter para conviver com os carros, já que muitas vezes a faixa dedicada ao uso das bicicletas, simplismente não existem em várias cidades.

Como fazer a manutenção da bicicleta

Retirar o pó da superfície dos quadros pintados e limpar qualquer sujidade com um pano seco. Depois, é indicado passar um pano húmido com pouco detergente e, em seguida, secar com outro pano e lustrar com cera.

As partes plásticas e a borracha dos pneus podem ser limpas com água e sabão.

Se a bicicleta for cromada, é indicada a limpeza com um líquido antioxidante próprio.

É importante lavar a bicicleta periodicamente, conforme a frequência que é usada.

Os aros precisam de se manter secos para que não enferrujem e, no caso de andar à chuva, recomenda-se a aplicação de um tratamento antioxidante.

Caso o cubo e/ou os pedais ficarem submersos em água, é imprescindível lubrificá-los logo de seguida, de forma a evitar que ocorra uma deterioração precoce dos rolamentos.

De forma a impedir a oxidação da bicicleta, é aconselhável pintar de imediato no caso de esta ficar arranhada ou descascada. Um truque S.O.S. pode passar pela utilização de verniz para as unhas.

As partes móveis da bicicleta devem manter-se sempre lubrificadas e limpas; e os demais componentes devem estar sempre apertados e ajustados ao ciclista, para assegurar o conforto enquanto se pedala e, claro, evitar todo e qualquer tipo de acidente.

Como manter a bicicleta segura

Nesse sentido, é importante que o ciclista tenha o registo do número de série da bicicleta, que costuma estar localizado no quadro, abaixo dos pedais.

Para evitar possíveis roubos, é recomendado ter um cadeado para bicicletas de alta qualidade, que seja resistente a serras de corte e corta parafusos.

Para que o cadeado realmente proteja a bicicleta, esta deve ficar sempre presa a um objeto fixo e resiste.

Como andar de bicicleta em segurança

Embora não existam vias específicas para ciclistas em todas as cidades, estes nunca devem esquecer que também fazem parte do trânsito e isso implica seguir e obedecer às regras de quem circula nas estradas. Os ciclistas não podem andar em contramão, nem ignorar os semáforos, e sempre que virarem à esquerda ou à direita devem assinalar.

Para circular nas vias urbanas em segurança, aconselha-se aos ciclistas andar junto ou o mais próximo possível ao passeio.

Outro requisito incontornável é a utilização dos equipamentos de segurança: capacete, luvas, protetor para joelhos e cotovelos devem acompanhar qualquer ciclista, sempre que sair para pedalar.

Leia também: 5 dicas essenciais para o convívio na vida a dois

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório