Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

8 tratamentos médicos bizarros que ficaram no passado

Técnicas inacreditáveis eram utilizadas, por mais que possam parecer bizarras hoje em dia

8 tratamentos médicos bizarros que ficaram no passado
Notícias ao Minuto Brasil

19:00 - 01/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Medicina

A medicina evoluiu muito ao longo do tempo, e a prova disso é quando comparamos ao que se praticava no passado.

Técnicas inacreditáveis eram utilizadas, por mais que possam parecer bizarras hoje em dia. Confira algumas delas e cuidado para não ficar chocado.

+ 5 regras de etiqueta que eram padrão na Idade Média

Quase todas as doenças eram tratadas com sangria

Durante séculos, quase todas as doenças eram tratadas por meio da sangria. Esse método era muito popular na Índia e nos países árabes. Acreditavam que o sangue continha “líquido maligno” que deveria ser liberado para que os pacientes se curassem. O tratamento foi muito popular até o século XIX. Até George Washington se submeteu a esse método, numa tentativa de curar a pneumonia que acabou sendo a causa de sua morte.

Mães davam à luz em pé ou de cócoras

Antigamente as mulheres não davam à luz na posição horizontal, mas sim em pé ou na posição de cócoras. Em algumas tribos africanas, os médicos conseguiam fazer cesáreas usando ferramentas primitivas. Durante a Idade Média, a obstetrícia, por influência da Igreja praticamente não se desenvolveu. Os números de mortes de mães e bebês durante o parto eram muito frequentes.

Enema com fumaça de tabaco era muito popular

Problemas com digestão, sonolência, cólicas estomacais e parasitas eram tratados com enema de fumaça de tabaco. Esse método foi herdado de nativos da América do Norte. Contudo, já no século XIX, quando foi descoberto que o tabaco continha nicotina, esse método foi deixado para trás.

A dor de dente era tratada com uma mistura de gordura de cabra

Na antiguidade, algumas técnicas para tratar a dor de dente eram meio chocantes. Para tratar cáries, algumas pessoas utilizavam uma mistura feita de gordura de cabra, meimendro e cebola.

Trepanação de crânio

Nos tempos antigos, a enxaqueca, a epilepsia e outros distúrbios eram tratados de uma maneira bem cruel: os médicos perfuraram buracos no crânio dos pacientes. A trepanação é a mais antiga intervenção cirúrgica. A evidência disso foi encontrada pela primeira vez em restos humanos da era neolítica. Este método foi muito popular nas antigas civilizações americanas, bem como durante o período do Renascimento.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório