Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

10 alimentos poderosos para fortalecer a imunidade no inverno

Vale lembrar que, além do consumo regular desses alimentos, é preciso manter uma atividade física constante, reduzir o estresse e adotar hábitos mais saudáveis

10 alimentos poderosos para fortalecer a imunidade no inverno
Notícias ao Minuto Brasil

11:39 - 06/06/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Ajuda

O inverno está chegando e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para este ano está dentro da normalidade, exceto por algumas ondas de frio em determinadas regiões. Com isso, o brasileiro já começa a se preocupar com as doenças mais comuns desta época como resfriados, gripes, alergias, sinusites e outras. Nesta estação, elas são mais comuns em razão da aglomeração de pessoas em ambientes fechados, o que facilita a circulação de vírus e bactérias.

Para auxiliar aqueles que buscam prevenção, a Rede Covabra de Supermercados buscou dicas com a nutricionista Maria Fernanda Kawabata, para ajudar na escolha de alimentos encontrados em supermercados e que ajudam a fortalecer o sistema imune em diferentes aspectos, conheça:

Frutas cítricas: As mais comuns são laranja, acerola, mexerica, limão, kiwi, morango. Famosas pelo alto tero de Vitamina C, antioxidantes, fibras, flavanóides e propriedades antiinflamatórias. No geral ajudam a aumentar a imunidade prevenindo contra o aparecimento de doenças, inclusive câncer e doneças cardiovasculares. Um ponto importante para ressaltar é que a vitamina C é sensível e oxida facilmente com a luz e calor. Então, o ideal é consumir as frutas in natura ou os sucos logo que preparados. Ainda para os sucos, consumi-los com as cascas e bagaços enriquece a bebida em relação aos nutrientes e fibras.

Notícias ao Minuto

Gengibre: Rico em vitamina C, vitamina B6 e antioxidantes. Possui ação bactericida, antiinflamatória e antissépica, o que fortacele as defesas do organismo. Uma colher de gengibre ralado duas vezes por dia ou tomar chá de gengibre (2 colheres em um litro de água) durante o dia garantem esses benefícios.

Notícias ao Minuto

Couve: Muito utilizada em “sucos detox” graças ao seu poder de limpeza no organismo, a couve ajuda a eliminar impurezas, mandando embora o que é ruim. Além de ser um ótimo antiinfalmatório, ajudar na cicatrização e renovação das células.

Notícias ao Minuto

Tomate: Muito comum na mesa do brasileiro, ele possui Licopeno - um antioxidante que possui fundamental para prevenir o câncer e no combate a outros tipos de tumores. Também protege o coração das donças cardiovasculares.

Notícias ao Minuto

Vegetais verde-escuros: São eles o brócolis, couve de bruxelas, rúcula, espinafre, chicória e a própria couve. Ricos em ácido fólico, vitamina A, B6 e B12 que possuem um papel importante na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. O ácido fólico também é um nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Notícias ao Minuto

Alho e cebola: Possuem função imunoprotetoras, antiinflamatórias e atioxidantes. Ricos em selênio e zinco que protegem contra o aparecimento de doenças. Um dente de alho contém cerca de 5mg de calcio, 12mg de potássio e mais de 100 compostos sulfúricos, também responsáveis pelo aumento da imunidade com a multiplicação de células que combatem as infecções. A cebola ainda é rica em quercitina que é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alergicas.

Notícias ao Minuto 

Castanha do Pará: Rica em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio.

Notícias ao Minuto

Omega 3: Conhecida como “gordura boa” está presente no azeite de oliva, óleo de peixe, linhaça, chia, oleaginosas. É um ácido graxo essencial para nosso organismo, pois não é produzido pelo corpo. Ele auxilia na imunidade, na prevenção contra câncer, proteção do coração principalmente pelo aumento do colesterol bom, tem ação antiinflamatória, antioxidante, ajud na absorção de algumas vitaminas, entre muitos outrod benefícios.

Notícias ao Minuto

Probibóticos: São microorganismos vivos benéficos ao organismo por favorecerem o equilibrio da microbiota inestinal. Eles afetam de maneira positiva as bactérias já existentes, aumentando a quantia das benéficas e diminuindo as que podem causar doenças. Dessa forma, o uso de probióticos podem ajudar a reforçar o sistema imunológico, previnir alergias e outras disfunções.

Notícias ao Minuto

Inhame: Riquíssimo em nutrientes, especialmente minerais como cálcio, ferro, zinco e vitaminas do complexo B e C, atua diretamente na defesa do organismo, tem ação antioxidante, bactericida e ajuda na limpeza de impurezas e toxinas. O Inhame é uma excelente fonte de energia e tem efeito hipoglicemiante, que controla os níveis de açúcar no sangue. Pode ser utilizado em sucos no café da manhã, em jejum, além de sopas, tapioca e até sorvete.

Notícias ao Minuto

Vale lembrar que, além do consumo regular desses alimentos, é preciso manter uma atividade física constante, reduzir o estresse e adotar hábitos mais saudáveis. Consumir alimentos prejudiciais em excesso também contribui para que a imunidade fique mais frágil.

Leia também: 10 razões para consumir leite em todas as fases da vida

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório