Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Afinal, o que é a pansexualidade?

Famosos como Janelle Monáe, Miley Cyrus e o cantor brasileiro Serguei já se declararam pansexuais

Afinal, o que é a pansexualidade?
Notícias ao Minuto Brasil

07:04 - 06/06/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle LGBT

Recentemente a cantora Janelle Monáe, em entrevista à revista 'Rolling Stone', falou sobre a própria sexualidade e se declarou pansexual, levantando a curiosidade sobre o significado do termo e sua prática.

“Inicialmente ela se definia como bissexual, esclarece, ‘mas então depois eu li sobre pansexualidade e eu fiquei tipo, ‘Oh, essas são coisas com as quais eu me identifico também’. Eu estou aberta a aprender mais sobre quem eu sou”, declarou na entrevista.

O fato fez com que as palavras “pansexual” ou “pansexualidade” ficassem no 'treding topics' do Google naquele mês. Em 2015, a cantora americana Miley Cyrus também se afirmou pansexual, causando efeito semelhante na internet. Aqui no Brasil, um caso assumido de pansexualidade é do cantor de rock Serguei. 

No dicionário, o significado de pansexual é "Relativo à sexualidade em todos ou em muitos dos seus aspectos. Que ou quem sente atracção sexual ou interesse amoroso por outras pessoas, independentemente do seu sexo ou da sua identidade de gênero."

Mas então, qual a diferença de pansexual e bissexual?

Pois bem, a bissexualidade define pessoas cujas atrações não se limitam a um sexo e é usada tanto para homossexuais (atração pelo mesmo sexo) quanto heterossexuais (sexos diferentes), independentemente do gênero com o qual elas se identificam.

Já a pansexualidade, diferente do anterior, este termo se enquadra como um rótulo identitário. Ao se definir assim, uma pessoa está expressando claramente o fato de que o gênero não é levado em conta na sua própria sexualidade, ou ainda que ela tem atrações específicas por pessoas trans, de gênero queer, e outras que podem ou não se encaixar em categorias de gênero convencionais de homem e mulher.

Em resumo, os pangêneros se identificam com os padrões de gêneros e consideram todas as orientações, condições e identidades potencialmente aptas a satisfazer seu desejo sexual. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório