Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aproveite a ida à Copa e conheça na Rússia o 'polo do frio'

Descubra o lugar onde o frio congela as lágrimas, a barba e até os cílios

Notícias ao Minuto Brasil

08:30 - 19/06/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle 'Polo do Frio'

Uma remota cidadezinha de 920 habitantes no leste da Sibéria, na Rússia, detém o título do lugar habitado permanentemente mais frio do mundo. As temperaturas de inverno em Oymyakon ficam em torno de -50 ºC. Que tal aproveitar ida à Copa do Mundo e dar uma esticadinha até esse lugar impactante? Tudo bem que apesar de estar no mesmo país, a distância entre Moscou e Oymyakon é de 5.327 Km. Ui!

Pois bem, conhecida como o 'Polo do Frio', a temperatura mais baixa alguma vez registada em Oymyakon foi, Segundo The Weather Channel, em 1924, o impressionante registro de 71,2 graus negativos.

Já imaginou como é viver em um lugar onde o frio congela as lágrimas, a barba, os cílios e tudo que não estiver coberto?

+ Quem será o campeão da Copa de 2018? Místicos já têm a resposta

Além desses incovenientes, como o congelamento da água dos canos, por exemplo. Outra curiosidade, é que quando o chão está congelado, não se torna possível cavar sepulturas. Dessa forma, deve-se derreter primeiro o gelo com uma fogueira, para só depois enterrar o morto.

“Normalmente no inverno faz -50 ºC. Quando faz entre -45º e -40º é quase quente. Entre -58º e -64º há geadas extremas”, explicou Max, do escritório oficial de turismo, oymyakon.ru ao 'El País Brasil'.

Os carros não só não dormem fora de casa, mas têm garagens aquecidas. “Os motores não arrancam a -20 °C e -50 °C, ficam como um bloco de gelo”, nos contam.

A cidade grande mais próxima, Yakutsk, está a 929 quilômetros de distância, mas no distrito de Oymyakonsky existem cinco outras cidades e no total há cerca de 5.000 habitantes.

A dieta em Oymyakon é essencialmente carnívora, principalmente porque não há planta que cresça no chão gelado e as frutas e legumes são muito caras. Algumas de suas especialidades culinárias incluem carne de veado, de bezerro e potro.

As crianças não podem estar fora quando a temperatura cai abaixo de -68 °C. Com -49 °C podem brincar na rua só por 20 minutos. A -58 °C qualquer parte da pele exposta ao frio se congela rapidamente. Um mês por ano as crianças não vão à escola porque a temperatura está abaixo dos -54 °C.

E aí, você encararia esse frio todo?

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório