Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Daltonismo: entenda melhor a doença

Há três tipos de daltonismo; o mais raro é o acromático, quando a pessoa enxerga apenas preto, branco e cinza

Daltonismo: entenda melhor a doença
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 16/06/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cores

Imagina entrar na loja para comprar uma roupa e não conseguir distinguir as cores? Esta é apenas uma das dificuldades diárias da pessoa com daltonismo, distúrbio genético ligado ao cromossomo X, que também pode ser provocado por danos físicos ou químicos e pela senilidade. A doença é mais frequente na população masculina, e se caracteriza por anomalias nos cones, células especiais da retina, responsáveis por absorver as cores.

Há três tipos de daltonismo. O mais raro é o acromático, quando a pessoa enxerga apenas preto, branco e cinza. No dicromático, entre as cores vermelho, verde e azul, identifica duas delas, em qualquer combinação. O mais comum é o tricromático, com leve dificuldade para distinguir as cores, sendo que as mais afetadas são vermelho, verde e azul, com suas diferentes tonalidades.

+ Saiba como cuidar da pele no inverno

Segundo o Dr. Danilo Andriatti Paulo, especialista em glaucoma e neuro-oftalmologia do H.Olhos – Hospital de Olhos Paulista, 99% dos daltônicos tricromáticos apresentam baixa percepção entre vermelho e verde, e os outros, entre azul e amarelo. “A ausência de percepção de todas as cores é rara, e também existe o daltonismo em um olho só.”

Teste de Ishihara

Desenvolvido em 1917, o Teste de Ishihara é um dos mais utilizados para o diagnóstico da doença. São apresentados ao paciente diversos cartões pontilhados com várias cores, de tonalidades diferentes, e um número no centro. “Se não reconhecer o número, feito com o contraste de vermelho e verde, por exemplo, ele é daltônico para estas cores”, explica o especialista.

Embora sem cura definitiva, o daltonismo pode ser tratado, e suas consequências, minimizadas. “Existem óculos com filtros especiais que ajudam a destacar a cor que falta ao daltônico, ajudando-o a enxergar normalmente”, afirma do Dr. Andriatti Paulo, reforçando que o diagnóstico deve ser feito por um especialista.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório