Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Os bebês têm uma hora favorita para nascer, e é de madrugada

A preferência pelo horário noturno se deve ao fato da atividade do útero estar sincronizada com os períodos de luz e escuridão

Os bebês têm uma hora favorita para nascer, e é de madrugada
Notícias ao Minuto Brasil

08:28 - 18/06/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Parto

O horário de trabalho, geralmente apontado entre 9h e 18h, não é o que os bebês preferem para nascer. Eles gostam de fazer a estreia no mundo no turno da noite, principalmente às 4 da manhã, como provam os dados recolhidos por um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos. Foram analisados cerca de cinco milhões de casos.

Ao tentar entender se isso acontecia por algum motivo ou apenas coincidência, se concluiu que a preferência pelo horário noturno se deve ao fato da atividade do útero estar sincronizada com os períodos de luz e escuridão. No período, a melatonina é estimulada pela falta de luz e, por sua vez, influencia outros hormônios como a oxitocina e a noradrelina, que desencadeiam o parto, explica o El Confidencial.

+ Acorde cedo, evite a depressão e aproveite os benefícios do sol

Outro possível motivo apontado tem a ver com a própria evolução. “Os nossos antepassados reuniam-se à noite, depois de passar o dia caçando, o que garantia uma proteção extra às mães que davam à luz nas últimas horas do dia”, aponta o jornal espanhol, que associa a justificação dada pelos investigadores do Reino Unidos a um estudo semelhante que se focou no caso espanhol, que leva a crer que a preferência pela madrugada (com pico às quatro da manhã) não é um aspecto cultural que se concentra em apenas uma zona do globo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório