Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vinho em barril: confira as vantagens da tendência

Veja as vantagens da crescente tendência de servir vinho à torneira

Vinho em barril: confira as vantagens da tendência
Notícias ao Minuto Brasil

09:01 - 21/06/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle SABOR

Segunda bebida alcoólica mais popular no mundo, o vinho tem, aos poucos, conquistado cada vez mais o paladar do brasileiros. Dados divulgados no ano passado pela Wine Inteligence’s Brazil Landcapes mostram que o número de consumidores de vinho no Brasil saltou de 22 milhões para 30 milhões.

Apresentando novas tendências internacionais do mercado de vinhos, a EHL - Ecole hôtelière de Lausanne, aponta um estudo sobre as vantagens da crescente tendência de servir vinho à torneira, um método ecológico que preserva ainda mais o sabor da bebida.

+ Veja a receita dos petiscos mais pesquisados para fazer na Copa

O Ecofass-Vin é um vinho servido a partir de barris metálicos pressurizados ou barris. Nos Estados Unidos, segundo o estudo realizado pela EHL e seus parceiros, esse sistema foi adotado por mais de 4.700 estabelecimentos.

As condições também são favoráveis para o consumo de vinho em barril na Europa. A ideia consiste em maximizar os lucros dos varejistas, reduzir o desperdício e, ao mesmo tempo, atender às demandas dos clientes por qualidade e um uso mais conciente dos recursos naturais.

1. Preservando o sabor ecologicamente

O barril metálico preserva o sabor e a qualidade do vinho, ao mesmo tempo que proporciona uma abordagem mais ecológica. Um barril de 20 litros substitui 30 garrafas de vidro de vinho, requer menos espaço para armazenar e economiza na reciclagem de rolhas, rótulos e caixas de vinho. Vários produtores famosos da bebida, por exemplo, Stephane Gros e cooperativas de produtores como a Cave de Genève, já confiam no vinho em uma solução de barril.

2. O serviço é mais eficiente e evita o desperdício

Para os consumidores, o vinho em barril oferece a possibilidade de degustar vinhos e aprender sobre diferentes variedades sem ter que pedir uma garrafa inteira. Eles também valorizam as alternativas menos cara às garrafas, a oportunidade de melhores combinações de comida e vinho e a abordagem ecológica - na verdade, muitos restaurantes abrem garrafas e vendem apenas algumas taças, tendo que descartar todo o restante. Na França, a pesquisa realizada este ano pela EHL observou que muitos consumidores já expressaram uma preferência pelo consumo de vinho a copo.

3. Uma conservação perfeita, um sabor inalterado

Quanto mais uma garrafa de vinho é aberta, mais o vinho muda seu sabor original. Mesmo que você consiga terminar o vinho antes que ele se torne oxidado, o sabor muda a cada dia que ele estiver aberto, e pode resultar em uma grande quantidade de garrafas descartadas pelos estabelecimentos. Para restaurantes e bares, onde a consistência e a qualidade é importante, o vinho na torneira é um divisor de águas, uma vez que o ultimo copo servido tem exatamente o mesmo sabor que no primeiro.

4. Redução da emissão de Carbono

O vidro pode ser difícil e caro para reciclar – um bar com um alto volume de vendas passa por toneladas de garrafas todo ano, a maioria delas acaba em aterros sanitários. A opção por barris de aço inoxidável impede esse desperdício. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Vidro (Abividro), apenas 47% do vidro produzido nos país é reciclado. Desde 2009, a empresa Free Flow Wines estima que seu programa de barris impediu o depósito de quase 21 milhões de garrafas em aterros sanitários.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório