Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja como melhorar a absorção dos cosméticos pela pele

Se a pele não for preparada corretamente, os produtos passados no rosto ficam na superfície do tecido não trazendo benefício nenhum à pele

Veja como melhorar a absorção dos cosméticos pela pele
Notícias ao Minuto Brasil

05:28 - 12/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle penetração

A pele é uma espécie de barreira de proteção natural contra agentes químicos, físicos e biológicos. Devido a essa função, ela possui permeabilidade seletiva, ou seja, algumas substâncias conseguem penetrar apenas as camadas mais superficiais da pele enquanto outras conseguem chegar até camadas mais profundas, podendo entrar inclusive na corrente sanguínea. A penetração de ativos presentes em cosméticos, por exemplo, nem sempre é possível por causa de barreiras como o estrato córneo.

“O estrato córneo é a camada mais externa da epiderme e uma das camadas mais importantes quando se fala de permeação cutânea. Nele estão presentes células mortas, com grande quantidade de queratina, que se descamam continuamente e formam uma barreira que protege os tecidos que estão abaixo dessa camada. Sendo assim, apenas 1 a 5% daquilo que é aplicado na pele com o estrato córneo intacto e espesso é que tem capacidade de penetrar, sendo que o restante permanece na superfície da pele, não trazendo benefício algum”, explica a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Fatores como idade, irrigação sanguínea, hidratação, região, qualidade e tipo de pele vão modificar o quanto de cosmético a pele conseguirá absorver, mas existem cuidados que podem ser tomados para aumentar a capacidade da pele de absorver os ativos. Por exemplo, a limpeza é de extrema importância, pois as impurezas e sujeiras acumuladas ao longo do dia impedem que os cosméticos penetrem adequadamente na pele.

+ Pilates Clínico: qual sua eficácia no tratamento de doenças

“Após a limpeza, a pele fica muito alcalinizada devido ao sabonete. Por isso, é importante também usar um tônico ou água termal para promover o reequilíbrio do pH da pele, assim preparando-a para a etapa seguinte, já que o equilíbrio do pH vai auxiliar na melhor absorção dos ativos cosméticos que serão aplicados”, afirma a dermatologista.

A esfoliação da pele também é um cuidado fundamental para garantir que os cosméticos tenham eficácia. Segundo a Dra. Thais, a esfoliação é importante, pois o sabonete sozinho não remove todas as impurezas e os resíduos do dia-a-dia. Então, o esfoliante age removendo parte do estrato córneo e retirando células mortas, sebos e resíduos que ficam mais aderidos à superfície cutânea.

“Além disso, após a esfoliação, ocorre uma renovação do estrato córneo em mais de 50%, o que confere à pele uma textura mais homogênea e uma espessura mais delicada, fazendo com que os ativos penetrem adequadamente”, completa. Quando optar pelo uso do esfoliante, ele deve vir após o sabonete e antes do tônico.

Após estes cuidados a pele está pronta para receber o cosmético. Porém, ainda é preciso atentar-se a fatores como a ordem de aplicação e a formulação dos cosméticos. De acordo com a especialista, se aplicados na ordem errada, os produtos podem perder seu efeito. Por isso devem ser passados do mais líquido para o mais consistente, pois quanto mais fluído o veículo é, maior sua capacidade de concentração de princípios ativos. Então os produtos devem ser aplicados na seguinte sequência: loções, séruns, cremes, máscaras e, por último, os fotoprotetores.

Quanto à formulação, já existem ativos que facilitam a penetração dos cosméticos na pele, garantindo maior eficácia. Um exemplo são os produtos com nanotecnologia. “Os nanovetores são partículas muito pequenas que garantem permeação maior, já que a pele os absorve melhor. Com a nanotecnologia, temos certeza de que o que está sendo usado na pele não para na superfície sem promover nenhum efeito de regeneração”, afirma a Dra. Thais Pepe.

Com o avanço das tecnologias, já existem também técnicas que auxiliam a penetração de produtos tópicos nas camadas mais profundas da pele. O drug delivery é uma técnica que utiliza de métodos para aumentar a permeabilidade da pele e melhorar a penetração cutânea de medicamentos.

“O drug delivery consiste na aplicação de medicação na pele imediatamente após o uso de lasers ablativos ou microagulhamento, que criam canais de abertura, facilitando a absorção dos ativos pelo tecido”, explica a médica.

“Como a capacidade de permeabilidade da pele pode variar de pessoa para pessoa, o mais importante é que você consulte regularmente um dermatologista. Apenas ele poderá avaliar e dizer quais produtos são ideais para cada tipo de pele e como devem ser utilizados em cada caso”, finaliza.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório