Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descubra as melhores formas de obter vitamina D

O raio solar UVB sempre foi considerado a principal fonte de vitamina D, porém a exposição ao sol de forma desprotegida não é isenta de riscos

Descubra as melhores formas de obter vitamina D
Notícias ao Minuto Brasil

07:04 - 03/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutriente

A Sociedade Americana de Dermatologia recomenda sempre a utilização de roupas e protetores solares durante a exposição solar, fatores que diminuem drasticamente a produção de vitamina D pela pele. Mas qual seria melhor forma de obter este nutriente para prevenir e tratar as várias doenças causadas pela falta de vitamina D, como as doenças ósseas?

Segundo a endocrinologista Marise Lazaretti Castro (CRM 42.493–SP), o raio solar UVB sempre foi considerado a principal fonte de vitamina D, porém a exposição ao sol de forma desprotegida não é isenta de riscos para a pele. A alimentação diária do brasileiro também não é composta por peixes gordurosos, como salmão, atum, sardinha ou cogumelos cultivados no sol. Por conta disso, a alimentação e raios solares não são fontes suficientes de vitamina D.

Para a especialista, a suplementação vitamínica realizada com orientação médica é uma maneira efetiva de garantir a suficiência em Vitamina D. Mas é preciso procurar seu médico caso haja suspeita da deficiência, já que cada faixa etária necessita de uma quantidade da vitamina. Conheça alimentos ricos em vitamina D

A deficiência de Vitamina D pode ser detectada em indivíduos que possuem pouca exposição solar em seu dia a dia, mas merecem atenção maior aqueles que fizeram cirurgia bariátrica, que possuem doenças inflamatórias crônicas, tem insuficiência renal, que têm pele escura, gestantes e lactantes, ou que são idosos que estão no grupo de risco para insuficiência de vitamina D.

Leia também: Saiba como os atletas devem se alimentar

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório