Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quer ter mais prazer em correr? Estudo indica o que deve fazer

Entenda como funciona a reavaliação cognitiva

Quer ter mais prazer em correr? Estudo indica o que deve fazer
Notícias ao Minuto Brasil

05:06 - 10/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Treino

Se você é do tipo que acorda feliz às seis da manhã e calça o tênis de corrida, pode pular para o proximo artigo. Mas se você, assim como a maioria das pessoas, corre por obrigação e não entende como alguém pode gostar de correr, é melhor conhecer esta técnica.

Mesmo que no final do treino sinta aquela sensação de missão cumprida, um estudo publicado na revista ‘Motivation and Emotion’ demonstra a técnica de ‘reavaliação cognitiva’, já utilizada em tratamentos de terapia. A técnica consiste em associar uma atitude distinta a cada atividade, ou seja, reconhecer o pensamento negativo e contrariá-lo, algo que seria difícil de acontecer se visse toda a experiência como negativa.

+ 6 sinais de que o corpo está com falta de vitaminas

Para testar a eficácia da técnica, foram analisados 24 corredores saudáveis, com idades entre os 18 e os 33 anos, que foram instruídos a correr três vezes por semana, em corridas de esforço elevado e duração de 90 minutos. Na primeira semana, os corredores não recebera nenhuma instrução, na segunda e terceira, foi-lhes pedido que pensassem em algo que os distraísse durante a corrida ou, por sua vez, que optassem pelo método da reavaliação cognitiva.

O estudo concluiu que pensamentos como ‘minhas pernas doem’ ou ‘estou cansado’, foram substituídos por ‘estou fazendo exercício, mais vale aproveitar’ ou ‘se desacelerar, talvez deixe de sentir esta dor’.

Quanto a resultados, a técnica foi associada a uma melhor performance enquanto que o método de distração ou a ausência de métodos não indicaram qualquer melhoria no desempenho do corredor.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório