Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Histoplasmose: a doença letal que ameaça os meninos presos na caverna

A denominada 'doença da caverna' pode causar infecção pulmonar severa

Notícias ao Minuto Brasil

06:22 - 11/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doença

Após terem permanecido 17 dias presos numa caverna na Tailândia, os 12 meninos membros da equipe de futebol Javali Selvagem, e o treinador estão sendo submetidos a extensos exames médicos, por receio de terem contraído histoplasmose – uma doença pulmonar potencialmente letal.

A patologia é provocada pela inalação de dejetos e fungos de aves e morcegos. As células reprodutivas presentes nesses fungos vivem sobretudo em ambientes úmidos, e por esta razão a condição adquiriu também o apelido de ‘doença da caverna’.

+ Saiba quem são os 12 garotos que ficaram presos na caverna na Tailândia

Apesar de a maioria dos casos de histoplasmose não requerer tratamento, a infecção pode evoluir para uma condição mais séria, quando os afetados ficam com o sistema imunológico profundamente fragilizado.

Os casos mais severos de ‘doença da caverna’ podem causar o aparecimento de meningite, pneumonia, prejudicar o funcionamento das glândulas supra-renais e provocar ainda complicações de natureza cardíaca e pulmonar.

Quais são os sintomas desta condição?

A infecção pode permanecer inativa por até 17 dias, porém os sintomas aparecem normalmente 10 dias após o contágio. Os casos mais severos de histoplasmose manifestam-se através de sintomas semelhantes aos da tuberculose, e que incluem falta de ar e tosse com sangue.

Febres altas, dores de cabeça severas e rigidez no pescoço (devido ao inchaço que surge na zona do cérebro e na espinha dorsal), são os principais sinais que indicam que aquela condição evoluiu para algo mais sinistro e potencialmente mortífero.

Apesar de dois meninos terem apresentado complicações pulmonares, até ao momento nenhum dos resgatados foi diagnosticado com histoplasmose. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório