Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pode fazer transvaginal menstruada? Saiba tudo sobre este exame

O exame é realizado utilizando um pequeno aparelho introduzido na vagina

Pode fazer transvaginal menstruada? Saiba tudo sobre este exame
Notícias ao Minuto Brasil

06:45 - 11/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Na hora de realizar certos exames ginecológicos de imagem, há dúvidas sobre o preparo e uma delas é quando a mulher fica menstruada e tem um ultrassom transvaginal para fazer. Nesse caso, precisa remarcar a data ou pode fazer mesmo no período menstrual?

De acordo com a especialista em diagnóstico por imagem, Dra. Luciana Chamié, a menstruação não atrapalha a realização do exame. “O exame de ultrassom transvaginal pode ser realizado durante o período menstrual. Para algumas mulheres, realizar o exame durante essa fase pode ser incômodo, mas não há qualquer contraindicação médica e nenhuma interferência no resultado”, afirma a especialista.

+ 4 alimentos saudáveis para ajudar as veias e artérias

Segundo o site 'Tua Saúde', o exame é realizado utilizando um pequeno aparelho introduzido na vagina. O equipamento emite ondas sonoras que depois são transformadas em imagens computadorizadas dos orgãos reprodutivos femininos, como útero, trompas, ovários, colo do útero e canal vaginal.

O exame é indicado em casos de suspeita de doenças como cistos, infecções, gravidez ectópica e câncer, sangramento anormal, dor pélvica sem causa aparente e para confirmar suspeita de gravidez e aborto quando ocorrem em estágio muito inicial. Indolor, o exame não emite radiação e é capaz de produzir imagens nítidas e detalhadas. Em alguns casos, o ultrassonografista pode pedir para que a paciente esteja com a bexiga cheia no momento do exame, para afastar o intestino e facilitar a obtenção das imagens.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório