Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Baixa adesão de vacinas importantes preocupa MS e especialistas

Pediatra fala sobre perigos da não imunização de bebês e crianças

Baixa adesão de vacinas importantes preocupa MS e especialistas
Notícias ao Minuto Brasil

05:21 - 12/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle ANTI-VACINAS

Os índices de imunização de bebês e crianças no Brasil estão deixando especialistas em alerta. Isso porque, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde o país atingiu o menor nível de cobertura vacinal dos últimos 16 anos, em se tratando de bebês com menos de um ano. De acordo com o órgão, todas as vacinas indicadas para essa faixa etária ficaram abaixo da meta de imunização, que é de 95%, com exceção da BCG, ofertada nas maternidades, com 91,4% de adesão.

+ Surtos de sarampo no Brasil: saiba mais sobre a doença

Segundo a pediatra da Clinica Soulleve, Dra. Tatiana Russo, os pais estão deixando de vacinar seus filhos contra doenças que atualmente parecem erradicadas, justamente por não apresentarem risco iminente. “Além do medo dos possíveis efeitos colaterais das vacinas e os boatos a respeito da efetividade da imunização, os pais ainda acreditam que por não haver surtos de algumas doenças no momento, não é necessário vacinar seus filhos contra elas. Mas a imunização serve justamente para que essas epidemias não voltem a acontecer”, afirma.

+ MPF cobra 312 cidades sobre risco de retorno da pólio

Dentre as vacinas menos aplicadas estão as que protegem contra poliomielite, meningite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, varicela e rotavírus. Além da baixa imunização contra a gripe, no caso de crianças menores de cinco anos e gestantes.

“O maior perigo dessa decisão equivocada dos pais é que já há aumento de casos de algumas dessas doenças em regiões espalhadas pelo país. A gripe, por exemplo, já matou 44 crianças, apenas nestes primeiros seis meses do ano no Brasil e as pessoas não estão percebendo os riscos da não imunização”, conclui a pediatra.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório