Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trabalhar na melhor idade traz benefícios físicos e psicológicos

Estudo acompanhou 24 idosos em feiras livres de Presidente Prudente durante dois meses

Trabalhar na melhor idade traz benefícios físicos e psicológicos
Notícias ao Minuto Brasil

06:29 - 13/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Na ativa

Estar no mercado de trabalho ativa a memória, o cálculo e estimula a relação com pessoas variadas, o que mantêm o cérebro produtivo. A sensação de utilidade proporcionada afugenta pensamentos negativos e, de acordo com uma pesquisa realizada por idosos de Presidente Prudente (SP) durante dois meses, traz benefícios físicos (71%), psicológicos (71%), das relações sociais (70%) e ao ambiente (65%).

O estudo, realizado por estudantes do curso de Fisioterapia da Unoeste, avaliou a qualidade de vida dos idosos ativos no mercado de trabalho da feira da cidade. Orientada pelo docente Weber Gutemberg Alves de Oliveira, a pesquisa analisou, durante dois meses, as condições socioeconômicas e prevalência de doenças em pessoas com mais de 60 anos, de ambos os gêneros e que exerciam atividades laborais.

+ Estresse possibilita surgimento precoce de rugas, flacidez e manchas

De modo geral, a maioria dos idosos – apesar de aposentados – retorna ao mercado, devido ao baixo valor da aposentadoria ou simplesmente para se sentir mais útil. “Estar ativo é sinônimo de saúde. É importante ressaltar as relações interpessoais, mas em grande parte dos casos a principal renda deles acaba sendo adquirida nas feiras [83%]”, afirma Oliveira.

Com o trabalho, 69% apresentaram qualidade de vida regular, com renda suficiente para a manutenção de um estilo de vida adequado às expectativas, atendimento à saúde e estado psicológico bom por causa do trabalho e da interação social numa fase da vida onde é “comum a tristeza excessiva e até a depressão”, de acordo com o orientador. Em razão da idade, 70% dos idosos têm pressão alta ou doenças metabólicas, 54% doenças relacionadas a exercícios repetitivos, 29% voltadas ao metabolismo e nenhum relato de doenças cardiovasculares.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório