Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

9 cuidados que você deve ter com a escova de dente

Não basta apenas trocá-la de três em três meses

9 cuidados que você deve ter com a escova de dente
Notícias ao Minuto Brasil

17:35 - 18/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle SAÚDE DA BOCA

A escova de dentes, junto com o fio e o creme dental, é responsável por eliminar resíduos de alimentos e a placa bacteriana, contribuindo para proteger a saúde bucal, manter um hálito agradável e um sorriso bonito. Mas para isso, os cuidados com o acessório não podem passar despercebidos, conforme orientações da dentista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Vanessa Alves.

+ Ir ao dentista é a melhor prevenção contra câncer de boca

Confira as dicas da especialista para manter a escova de dentes sempre limpa e em condições adequadas:

1 Trocar regularmente: quando as cerdas estiverem desgastadas, a cada três meses ou ainda de acordo com a indicação do fabricante. Nos casos de doenças que provocam baixa imunidade, realizar a mudança com maior frequência.

2. Primeiro uso: as escovas dentais são comercializadas prontas para o uso, por isso não há necessidade de higienizá-las antes da primeira escovação.

3. Após o uso: duas vezes por semana, borrifar nas cerdas um antisséptico bucal que contenha clorexidina para eliminar possível contaminação por germes.

4. Limpeza diária: depois da escovação, enxaguar em água corrente o utensílio até retirar toda a espuma e restos de alimentos das cerdas. Em seguida, dar batidas leves com o cabo para eliminar o excesso de água.

5. Viagens e trabalho: Após as batidas, secar com papel toalha descartável e manter conservada em um estojo.

6. Como guardar: deixá-la secar no meio ambiente, mas longe do vaso sanitário, mantendo dentro de um armário ou em recipiente aberto, como um pote para escova. Quando o acessório estiver seco, cobri-lo com uma capa protetora, pois bactérias podem proliferar ao guardar o objeto úmido ou molhado.

7. Escova interdental indicada para aparelho ortodôntico: seguir os mesmos cuidados indicados para escovas comuns.

8. O que nunca deve ser feito: secar nas toalhas de rosto ou de banho, que podem aumentar os riscos de contaminação; deixar próximo do vaso sanitário, pois ao acionar a descarga são lançados ao ar coliformes fecais; e não manter uma escova em contato com a outra, podendo causar contaminação, principalmente não compartilhar o uso.

9. Limpadores de língua não devem ser esquecidos: lavar em água corrente para eliminar a sujeira. Borrifar antisséptico bucal e secar com papel toalha descartável também contribuem para a higienização.

Segundo dra. Vanessa Alves, estas precauções devem ser transmitidas às crianças para que se tornem um hábito, de forma natural e sem sofrimento. “A escolha correta da escova dental também deve ser considerada na hora da higiene bucal. Indico que prefiram as de cerdas macias e cabeça arredondada”, finaliza a dentista.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório
Competição
Quer ganhar um
iPhone X no valor de R$ 7.799? Não, obrigado

Notícias ao Minuto
Inscreva-se agora e concorra ao
SMARTPHONE
Mais cobiçado do momento
Complete as 5 etapas para participar
Notícias ao Minuto