Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

9 perigos de uma gestação após os 35 anos

Complicações como hipertensão e malformação fetal são mais frequentes nesta fase da vida

9 perigos de uma gestação após os 35 anos
Notícias ao Minuto Brasil

05:42 - 20/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Ser mãe após os 35 anos não causa mais espanto, já que muitas mulheres escolhem ter filhos nessa faixa etária, principalmente, pelo fato de priorizar o lado profissional e buscar estabilidade financeira antes de formar uma família.

Entretanto, a ginecologista e obstetra de São Paulo, Dra. Maria Elisa Noriler, alerta que mulheres que optam pela gestação nessa fase precisam tomar alguns cuidados extras com sua saúde e de seu bebê. “Um gestação nessa fase está relacionada ao aparecimento de diversas complicações como: hipertensão arterial, diabetes, abortamento, malformação fetal, doença renal, neurológica e pulmonar”, explica a especialista.

+ Hábitos saudáveis da mãe diminuem em 75% obesidade nos filhos

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Alberta, no Canadá, crianças geradas por mães com mais de 35 anos têm maiores riscos de desenvolver problemas cardíacos na vida adulta. De acordo com o cirurgião cardiovascular, Dr. Marcelo Sobral, a idade do óvulo, assim como as condições da placenta da mulher podem influenciar diretamente na formação e desenvolvimento do sistema vascular da criança.

“Diversos fatores podem desencadear cardiopatias congênitas nos bebês, desde uso de medicamentos, patologias e intercorrências na gestação a fatores genéticos ou mesmo as condições de uma gravidez tardia. Nestes casos os bebês podem ser menos resistentes a fatores epigenéticos e ambientais, o que poderia aumentar os riscos cardiovasculares. Mas algumas destas doenças podem ser diagnosticadas ainda dentro do ventre e tratadas na primeira infância", afirma Sobral.

Mesmo numa gravidez tardia, se tomados os devidos cuidados, a mulher poderá viver ao máximo a felicidade que envolve este momento. “Fazer uma ultrassonografia morfológica com especialista em medicina fetal, manter o peso ideal, optar por hábitos saudáveis com a alimentação, praticar atividade física regularmente, não fumar, diminuir a ingestão de álcool e também estar em dia com o calendário de vacinas são essenciais para evitar problemas durante a gestação", finaliza Maria Elisa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório