Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 dicas para aumentar a produção de leite materno

A mãe sempre produz leite, mas é possível aumentar a produção

6 dicas para aumentar a produção de leite materno
Notícias ao Minuto Brasil

05:35 - 27/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Maternidade

O leite materno é o alimento mais completo e perfeito para o bebê, tanto que o indicado é que a criança de até seis meses receba somente esta fonte de alimento, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e que ela seja alimentada com o leite da mãe pelo menos até os dois anos. Para produzir o leite, o corpo prioriza o alimento da criança recém-nascida e busca os nutrientes no corpo da mãe. Por esta razão, é essencial que a lactante esteja bem alimentada e saudável. Confira seis dicas da Revista Crescer e do site Bebê.com para produzir mais leite para seu bebê:

+ 6 dicas para prevenir assaduras nos bebês

1. Beba muito líquido - Não é à toa que a mulher sente muita sede nesse período. Manter a hidratação, com água, sucos ou chás, é essencial.

2. Amamente em livre demanda - Quanto mais o bebê suga, mais o corpo produz leite, então, nada de estabelecer horários para a mamada. Dê leite sempre que a criança pedir. A maior parte da produção de leite ocorre durante a mamada, pelo estímulo da sucção.

3. Sem estresse - O estresse interfere diretamente na produção de leite. Não dê ouvidos aos palpiteiros de plantão e tente relaxar o máximo possível.

4. Não troque a mama a toda hora - Deixe que o bebê esvazie a mama para trocá-lo de lado. Não fique a todo momento trocando, pois desta forma o bebê não tomará o leite anterior (mais líquido, que hidrata) e posterior (mais gordo, que alimenta). Se o bebê não mama o leite posterior, poderá até mesmo sofrer com baixo ganho de peso, mesmo que mame bem.

5. Compressa morna e massagem - Compressas quentes são vasodilatadoras e por isso aumentam a produção. Em caso de excesso de produção, opte pela compressa fria para diminui-la.

6. Não dê chupeta - A chupeta causa, na grande maioria dos casos, a chamada confusão de bicos. O bebê passa a ter uma pega ineficiente, não vai sugar direito e, consequentemente, a produção de leite vai diminuir.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório