Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba o que uma ida regular à sauna faz ao seu corpo e humor

A ciência apoia e recomenda ativamente a prática de permanecer num espaço fechado relativamente seco e aquecido

Saiba o que uma ida regular à sauna faz ao seu corpo e humor
Notícias ao Minuto Brasil

22:22 - 02/08/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Pesquisa

Uma nova pesquisa realizada na Finlândia, publicada no periódico Mayo Clinic Proceedings e divulgada pela revista norte-americana TIME, revela todos os benefícios associados a uma ida à sauna – sugerindo que não se trata apenas de um hábito relaxante, mas também saudável.

Ao que tudo indica, a ciência apoia e recomenda ativamente a prática de permanecer num espaço fechado relativamente seco e aquecido, com temperaturas entre os 80 e 100 graus centígrados, intercalado com períodos de resfriamento.

Os resultados positivos atribuidos à utilização de saunas foram recolhidos a partir de mais de 70 pesquisas publicadas até fevereiro de 2018.

E, no geral, a nova pesquisa sugere que “a sauna é uma atividade usada para propósitos de prazer, bem estar e relaxamento, e que também está associada a inúmeros benefícios para a saúde”, concluíram os autores.

Eis alguns deles:

Saunas melhoram a saúde vascular

Pesquisas demonstram que uma ida regular à sauna pode melhorar o estado da saúde vascular, reduzindo a pressão arterial, o risco de enfarte, de ataque cardíaco e a hipótese de desenvolvimento de patologias neurológicas degenerativas.

+ Saiba quais os piores alimentos para quem sofre doenças de pele

Melhoram o funcionamento do sistema respiratório

A sauna aumenta a capacidade e a função pulmonar, resultando potencialmente na melhoria da respiração, sobretudo para os indivíduos que sofrem de doenças como a asma ou bronquite.

Aliviam a sensação de dor

Estudos apontam que quem sofre de condições musculosqueléticas, incluindo osteoartrite, reumatismo e fibromialgia, vê os sintomas de dor e de desconforto atenuados após passar algum tempo nestes espaços sobreaquecidos.

Uma sessão de sauna melhora o humor

Apesar da maioria dos indivíduos visitar a sauna especificamente para reduzir os níveis de estresse, estudos acerca dos seus efeitos na saúde mental ainda são escassos. Ainda assim, a nova pesquisa sugere que passar tempo numa sauna promove a produção de hormônios relacionados com o bem estar, tais como as endorfinas, o que por sua vez pode reduzir a ansiedade e melhorar o humor. A pesquisa relacionou ainda a frequência no uso de saunas com um menor risco de desenvolvimento de depressão.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório