Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Varicocele representa 40% das causas de infertilidade masculina

Condição diminui produção e quantidade de espermatozoides

Varicocele representa 40% das causas de infertilidade masculina
Notícias ao Minuto Brasil

09:00 - 08/09/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Paternidade

Dentre as causas de infertilidade masculina, a varicocele é a principal. Esta condição, provoca a dilatação das veias do plexo pampiniforme dos testículos, criando uma espécie de varizes. Ela é responsável por aproximadamente 40% das causas de infertilidade masculina e atinge cerca de 15% dos homens, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

De acordo com Silvio Pires, urologista da Criogênesis, a varicocele caracteriza-se pela dilatação das veias presentes no cordão espermático, estrutura que une os testículos ao corpo, e que ficam no interior da bolsa testicular.

“O desenvolvimento desta doença ocorre quando válvulas defeituosas, presentes no interior das veias, permitem o refluxo de sangue durante manobras de esforço. Desta forma, o sangue circula lentamente levando a um aumento de substâncias tóxicas e, consequentemente, à diminuição da produção, movimentação e funcionamento dos espermatozoides”, explica.

As primeiras manifestações da varicocele surgem entre os 15 e 25 anos e, como na maior parte dos casos trata-se de uma condição assintomática, é essencial fazer uma visita regular a um especialista para evitar problemas mais graves.

+ Por que os exercícios aeróbicos são bons para o coração?

“Alguns dos sintomas envolvem desconforto e dor local, aumento de tamanho, sensação de peso e piora desses sintomas com a prática de exercícios físicos. Com o tempo, a varicocele pode aumentar de tamanho e ficar mais visível. Em casos mais graves, pode ainda ocorrer hipotrofia testicular ou problemas de infertilidade”.

Paternidade

Nos casos em que o portador da doença desejar ser pai, alguns tratamentos podem ser realizados para correção da patologia, inclusive a intervenção cirúrgica. “A escolha vai se basear em fatores como o grau de alteração da produção de esperma e o tempo de subfertilidade, entre outros. Vale lembrar que os pacientes tratados cirurgicamente, mas que não tiveram melhoras nos parâmetros seminais, devem ser indicados para a reprodução assistida, seja a inseminação intrauterina ou a fertilização in vitro”, finaliza Pires.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório