Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Tabelinha' moderna conta com ajuda do termômetro basal; saiba mais

Método é seguro, garantem especialistas, e pode evitar a gravidez - ou mesmo ajudar a engravidar

'Tabelinha' moderna conta com ajuda do termômetro basal; saiba mais
Notícias ao Minuto Brasil

15:11 - 14/08/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle DIA FÉRTIL

Um dos métodos mais comuns para evitar a gravidez antigamente era a famosa "tabelinha", que consistia na abstinência de relações sexuais nos dias férteis, evitando, assim a concepção e a gravidez indesejada. Por apresentar muitas falhas, ele logo foi substituído por medicamentos como anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos e pílulas do dia seguinte, que evitam a gravidez mas também podem acarretar em sérios problemas de saúde. 

+ Saiba de uma vez por todas qual a melhor posição para dormir

Para aquelas mulheres que querem se ver livres de medicamentos e tentar uma maneira mais natural e com poucas falhas de evitar a concepção, ou até mesmo para aquelas que querem investir nos dias férteis para engravidar, cientistas desenvolveram a medição da temperatura basal. 

A temperatura basal indica o momento mais propício para a fecundação, podendo auxiliar o casal nos dias em que a gravidez pode ocorrer mais facilmente. O termômetro basal por outro lado também auxilia as mulheres que não querem engravidar, apontando os dias mais arriscados de acordo com o período menstrual.

Atualmente, a ferramenta é indicada por médicos por conta da praticidade e melhorias que o método tem adquirido ao longo dos anos. Semelhante ao tradicional termômetro para verificar a temperatura do corpo, o basal é indicado após o repouso de 6 a 10 horas, ou seja, após acordar pela amanhã é o melhor período para conferir a fase do ciclo.

Além de apontar o período fértil e infértil, o termômetro basal ainda informa quando a mulher vai menstruar. Diferente do termômetro de febre, no basal a mulher vai usar por meio da boca ou na inserção vaginal, nunca pela axila. Se a mulher costuma dormir com a boca aberta em decorrência de problemas respiratórios, recomenda-se o método vaginal, por conta das chances de alterar a temperatura.

Como usar o termômetro para a gravidez?

O termômetro deve ser usado pela manhã, logo após o despertar. Portanto, deixe a ferramenta na cabeceira o mais próximo possível.

Você pode escolher medir a temperatura pela boca ou vagina. No caso da vagina, basta inserir a ponta, esperar o tempo indicado e conferir as informações no gráfico do termômetro digital. Para higienizar use um algodão embebido com álcool 70%.

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório