Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vai para a Europa? Confira dicas para enfrentar a onda de calor

Vale a pena ficar atento a algumas orientações para "sobreviver" ao calor excessivo

Vai para a Europa? Confira dicas para enfrentar a onda de calor
Notícias ao Minuto Brasil

06:10 - 19/08/18 por Folhapress

Lifestyle SOBREVIVA

A Europa enfrenta uma forte onda de calor. Lisboa registrou no início do mês sua temperatura mais alta em 37 anos, 47° C; a Alemanha, bem mais ao norte, já enfrentou neste verão temperaturas próximas a 40° C e até as renas norueguesas, que vivem num dos países mais setentrionais do mundo, têm procurado sombra nos túneis das estradas locais.

+ Existem materiais que não podem ir ao micro-ondas; conheça 4

Por isso, vale a pena ficar atento a algumas orientações para "sobreviver" a este calor caso você esteja embarcando para o continente nas próximas semanas. Se não estiver, pode utilizá-las a partir de dezembro mesmo, no nosso verão. Veja abaixo quatro dicas dadas pelo professor Samuel Penna Wanner, do departamento de fisiologia da UFMG.

1) Evite doses exageradas de cafeína e álcool. A primeira é termogênica e aumenta o calor corporal; o segundo, diurético, ajuda a desidratar o corpo.

2) Programe as caminhadas. Turistas costumam andar muito, e o melhor é fazer alguns intervalos para descansar durante a andança, de preferência na sombra ou em algum lugar que tenha ar-condicionado.

3) As recomendações "de sempre", como beber muita água e evitar exposição exacerbada ao sol devem ser observadas por todos, mas principalmente por idosos que usam medicamentos diuréticos. Estudos mostram que o calor é mais perigoso para este grupo.

4) Fique atento à primeira urina do dia. Se sua coloração for mais escura que o normal, pode ser indício de uma desidratação. Com informações da Folhapress.

Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799; participe

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório