Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 sinais que indicam a chegada da primeira menstruação

Além da puberdade, alterações corporais podem indicar o início do ciclo menstrual

4 sinais que indicam a chegada da primeira menstruação
Notícias ao Minuto Brasil

04:36 - 30/08/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mulher

A primeira menstruação, também conhecida como menarca, pode acontecer entre os 9 e os 16 anos e marca o termino da infância e o começo da vida adulta das mulheres. Apesar de ser impossível saber a data exata que a menina vai menstruar, o corpo começa a dar alguns indícios de que a experiência virá em breve.

+ 4 pontos que você deve saber sobre a saúde da mulher

Abaixo, a marca de cuidados femininos Ladysoft indica quatro sinais que podem indicar a vinda da menstruação pela primeira vez. Confira:

Cólica – Dentre os sintomas que mais caracterizam o período menstrual está a cólica. Embora a maioria das meninas não sinta dor na primeira menstruação, muitas podem sentir dor abdominal, que pode estar acompanhado de outros sintomas, como dor de cabeça e dor nas pernas.

Aparecimento de acne – As espinhas podem ser um sinal de que a menstruação está chegando, pois no período pré-menstrual há maior produção de hormônios, que intensifica a produção das glândulas sebáceas.

Aumento dos seios e do quadril – O desenvolvimento dessas partes do copo são bons indícios de que a primeira menstruação se aproxima. Geralmente os seios e o quadril começam a crescer por volta dos 10/11 anos e, ao mesmo tempo, acontece também o surgimento de pelos na região íntima.

Leia também: 5 motivos para seios doloridos e inchados

Corrimentos – Um sinal que deve ser acompanhado com cuidado é o corrimento, que pode ser esbranquiçado ou amarelado. Normalmente surge 6 meses antes de ocorrer a primeira menstruação. Apesar de comum, é necessário consultar um ginecologista desde a primeira menstruação, ou antes mesmo dela, para entender melhor como o corpo funciona nesse período o que se deve fazer.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório