Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja 9 dicas para seu cabelo crescer mais rápido

Não é fácil a espera, mas ela se torna mais fácil com algumas atitudes relativamente simples

Veja 9 dicas para seu cabelo crescer mais rápido
Notícias ao Minuto Brasil

15:27 - 04/09/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Longos

Alguns conselhos simples podem ajudar você na missão de deixar os cabelos crescerem. Não é fácil a espera, mas ela se torna mais fácil com algumas atitudes relativamente simples.

Confira a lista feita pela 'Cosmopolitan':

1- paciência

Ganhar comprimento pode levar tempo. "Geralmente o cabelo só cresce 1 centímetro por mês”, diz o cabelereiro das estrelas internacionais, Mark Townsend. "E isso só acontece se o cabelo estiver saudável e não está infestado de pontas duplas".

2- Corte as pontas

Apesar de cortes regulares não garantirem que o seu cabelo cresça mais rápido, eles vão deixar as pontas mais saudáveis e vão prevenir pontas duplas e fios quebradiços. O aconselho é pedir ao seu cabelereiro que corte apenas as pontinhas a cada 10 a 12 semanas para prevenir o enfraquecimento dos fios.

3- Hidrate sempre

Os cabelos abaixo do ombro ou mais compridos têm anos de idade e é mais provável que precisem de cuidados extras além do condicionador. Townsend sugere o uso de máscaras e óleos semanalmente. "Eu mesmo faço um tratamento à base de óleos e dou às minhas clientes para que usem antes do xampu", ele diz.

Anote aí a receita dele: 1 xícara de óleo de coco não refinado misturado a 1 colher de sopa de amêndoa, macadâmia e óleo de jojoba. Porque os óleos podem deixar resíduos no cabelo, é melhor aplicar nos fios úmidos, deixar agir por 10 minutos, depois usar normalmente o xampu e o condicionador. "A função destes óleos é completar a cutícula capilar com gordura natural e, após o enxágue, o uso regular de xampu ajuda a selá-los dentro do cabelo", diz Townsend.

4- Não se esqueça do condicionador

"É incrível o tanto de mulheres que não usam condicionador, é a pior coisa que você poderia fazer com o seu cabelo — principalmente se você quer que ele cresça — quando, na verdade, é o xampu que você deveria alternar o máximo possível", diz Townsend. Aqui vai o porquê: O propósito do xampu é retirar a sujeira e o acúmulo de produtos, mas ele também pode levar embora óleos naturais essenciais que mantêm os fios macios e saudáveis. Quando precisar do xampu, seja gentil com seu cabelo e aplique-o apenas no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelo resto do cabelo durante o enxágue.

5- Água fria

"Isso realmente ajuda o cabelo a crescer e manter cabelos longos saudáveis por mais tempo“, diz Townsend. "Água fria garante mais suavidade à última camada de cabelo, o que ajuda a prevenir a perda de umidade e os danos causados pela alta temperatura — você só precisa fazer isso por alguns minutos, mas esta dica garante uma grande diferença a longo prazo", explicou.

6- Cuide da alimentação

Seu corpo precisa de vários nutrientes vitais, proteínas e minerais essenciais para criar novos cabelos. Então dê uma boa olhada como anda sua dieta — porque apesar de uma dieta equilibrada ajudar, você pode não estar conseguindo a quantidade ideal de todos os nutrientes necessários para a construção de fios saudáveis capazes de crescer bastante e resistir aos danos. "É importante considerar esta alternativa se você quer que seu cabelo cresça e que seja saudável desde o folículo", diz Townsend.

7- Escolha a escova certa

Pentear demais seu cabelo pode causar danos físicos a ele. "Quando desembaraçar os fios molhados, comece sempre das pontas e depois continue pelo comprimento todo — geralmente fazemos o sentido contrário, do topo da cabeça às pontas, mas isso só transforma pequenos nós em um grande emaranhado e pode te fazer perder muitos fios", Townsend explica. Ele ainda sugere escovas com pelo de javali porque são boas para distribuir os óleos naturais do couro cabeludo e não arrebentam os fios.

8- Cuidado com a toalha

O que poderia acontecer de tão ruim por enrolar seu cabelo naquela toalha supermacia de banho? Muita coisa. "Esta prática causa muita quebra dos fios", diz Townsend. "Seu cabelo fica preso a todas aquelas fribras do tecido e, uma vez que a maioria das mulheres enrolam a toalha com muita força, todos aqueles fios finos e frágeis em volta do seu rosto ficam sujeitos a quebrar". Se não conseguir abandonar a mania dos turbantes pós-banho, opte por uma toalha bem macia de microfibra.

9- E com a fronha

Townsend recomenda trocar sua fronha de algodão por uma com tecido acetinado porque a superfície é mais macia e vai impedir a fricção, como acontece com os tecidos de algodão, e você vai acordar com menos nós no cabelo.

Veja também: De Portugal para o Brasil: aprenda a fazer quindim

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório