Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda os motivos da queda precoce de cabelo

Alteração do ciclo normal dos fios pode ser causada por fatores genéticos, alterações hormo­nais, estresse e mais

Entenda os motivos da queda precoce de cabelo
Notícias ao Minuto Brasil

05:40 - 08/09/18 por Folhapress

Lifestyle Causas

Há pessoas que, mesmo jovens, começam a sofrer com a queda de cabelo. Fatores genéticos, alterações hormo­nais, estresse, alimentação inadequada e até mesmo excesso de química são al­guns dos exemplos que levam a uma alteração do ciclo normal dos fios. Conheça também alguns alimentos para a queda de cabelo.

A cantora e atriz americana Ariana Grande foi uma que relatou ter enfrentado calvície precoce. Após uma série de tratamentos químicos, que fez para gravar um seriado, ela começou a notar a perda de cabelo.

+ Aprenda a fazer uma geleia com cascas de laranja que não vai ao fogo

E não são ape­nas chapinha, babyliss e tintura que afetam a saúde capilar. Mesmo os xampus podem ter essa consequência. Foi o que aconteceu com a estudante Flavia Campos, que começou a perce­ber falhas no cabelo há cerca de um ano, quando tinha apenas 17 anos.

"Fui à dermatologista e ela falou que a cau­sa da queda foi o xampu que usei. Parei de passá-lo e tomei vitaminas, mas não tive muita paciência e precisei rapar a cabeça para o cabelo crescer do zero."

A dermatologista Leticia Biselli ex­plica. "Existem pessoas que têm alergia a algum componente do xampu. Mas a química, em geral, pode causar derma­tite de contato [quando uma substância irrita a pele ou desencadeia reação alérgica], resultando na perda dos fios."

Segundo Valcinir Bedin, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, problemas nutricionais, hormonais e genéticos são as principais causas da queda. "Dietas muito restritivas enfraquecem os fios." Leticia ainda lembra que, nas mulheres, a causa pode estar ligada à menstruação em excesso.

Débora Abellan, representante do laboratório de dermatologia FQM Melora, enumera outros motivos: "Es­tresse, consumo de antidepressivos e alimentação industrializada e irregular também podem causar queda de cabe­los precocemente em mulheres".

Os homens sofrem ainda mais com o problema. Segundo Bedin, eles são a maioria. Com base em pesquisas inter­nacionais, como a feita pela Universi­dade de Edimburgo, ele afirma: "A esta­tística diz que 50% dos homens têm al­gum grau de calvície, sendo que 15% antes dos 18 anos. Nas mulheres, o ín­dice gira em torno de 5%, e uma das principais causas é a própria genética".

No caso do estudante Sérgio Jomori, a queda começou repentinamente, e o motivo era estresse. "Fui a dois dermatologistas e ambos diagnosticaram, na hora e de longe, que era uma doença catalisada pela ansiedade", destaca.

PREVENÇÃO

A melhor medida preventiva, segundo Débora, é levar uma vida regrada e saudável. "A alimentação rica em nutrientes como ferro, zinco e vitaminas é fundamental", indica. Também são recomendáveis a prática regular de atividades físicas, a alimentação de três em três horas e o sono de seis a oito horas por noite, uma vez que dormir regula os hormônios, que influenciam diretamente no ciclo capilar.

Além disso, procedimentos do dia a dia ajudam no cuidado dos fios. Dormir com o cabelo molhado, por exemplo, pode ser um problema. "O bulbo capilar úmido favorece a dermatite e a queda de cabelo", diz ela.

O dermatologista Bedin completa: "É importante lavar os cabelos com pro­ dutos adequados e de qualidade, além de evitar produtos químicos agressivos. E, claro, toda vez que o problema apa­recer, procurar ajuda médica".

Letícia reitera a importância da inter­venção profissional, já que há mais chances de reverter o processo se o tra­tamento for iniciado logo. "Geralmente, tratamos com remédios e vitaminas fortalecedoras ou com tônicos". Com informações da Folhapress. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório