Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 atividades que ajudam no bem-estar do paciente com Alzheimer

Confira algumas das dinâmicas que promovem a qualidade de vida dos residentes com Alzheimer

7 atividades que ajudam no bem-estar do paciente com Alzheimer
Notícias ao Minuto Brasil

05:35 - 13/09/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Melhora

Atividades físicas e mentais estimulam o cérebro e podem ajudar no bem-estar dos pacientes de Alzheimer, um dos problemas neurológicos mais comuns entre a população acima de 60 anos, que atinge 1,2 milhão de brasileiros e é responsável por 80% dos casos de demência. Enquanto se exercitam, os idosos aprendem algo novo, têm convívio social e superam desafios, o que provoca novas conexões cerebrais e a melhora cognitiva.

+ Dicas para manter seu cérebro jovem e saudável

A doença é caracterizada pela morte gradual das células cerebrais, com a perda de memória e de outras funções, como capacidade de organização, orientação de tempo e espaço. Apesar de não ter cura, com acompanhamento médico e equipe multidisciplinar, é possível priorizar a qualidade de vida dos pacientes.

A Cora Residencial Senior, rede de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de São Paulo, lista as melhores atividades para incentivar os idosos que sofrem da doença.

Estímulos

Jogos no videogame, dominó, caça-palavras, leitura, dança sênior, teatro, ginástica em grupo e musicoterapia são algumas das práticas realizadas regularmente na Cora que estimulam o movimento, a memória e a socialização. “Além da medicação adequada e dos cuidados do dia a dia, o paciente precisa ter estímulos, convívio social e uma atenção multidisciplinar”, afirma Ana Catarina Rodrigues Quadrante, geriatra da Cora.

A seguir, as atividades que proporcionam, junto com a medicação e os cuidados, qualidade de vida aos pacientes:

Dança sênior – desenvolve equilíbrio, força muscular e flexibilidade, auxiliando na prevenção de quedas e na postura. Além de aprimorar a capacidade de raciocínio e trazer ganhos de ordem emocional relacionados à alegria que ela proporciona aos idosos.

Teatro – trabalha imaginação, histórias que reavivam a memória, estimula a criatividade, combate à depressão, incentiva a interação social e facilita a respiração, além de melhorar o humor.

Musicoterapia – desperta emoções e lembranças. Ao ouvir uma canção que está ligada a alguma época ou fato da vida, a pessoa consegue trazer de volta essas memórias.

Videogame – contribui para o aumento da concentração, melhora a capacidade motora e cognitiva para entender, assimilar e relacionar-se com o mundo ao redor.

Oficina de culinária – nomes dos utensílios exercitam a memória. O passo a passo, a lista de ingredientes e quantidades ajudam a praticar o raciocínio. O aroma dos alimentos estimula a memória olfativa. As receitas trazem lembranças, histórias e estimulam troca de experiências.

Leitura – jogos de raciocínio como xadrez, sudoku e palavras-cruzadas estimulam a memória, assim como se manter atualizado com jornais, revistas e livros.

Pintura – ajuda na concentração, na expressão, autoestima e a exercitar a parte motora, além de resgatar lembranças.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório