Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 molhos saudáveis para temperar saladas

Com sabor, mas sem trazer malefícios

5 molhos saudáveis para temperar saladas
Notícias ao Minuto Brasil

11:46 - 13/09/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Culinária

Quando decide almoçar uma salada, as intenções são as melhores: comer algo leve, pouco calórico e completo. O problema – a que muitas vezes estamos mais ‘expostos’ quando a salada é comida fora de casa – está nos molhos que finalizam o prato e o transformam rapidamente em comida menos nutritiva e bem mais calórica. É o caso de molhos como maionese ou o famoso barbecue.

Sem molhos, contudo, muita gente ‘torcer o nariz’ para o prato. Para não deixar de comer sua saladinha, confira cinco molhos que trazem não apenas sabor, mas muitos benefícios:

Azeite extra-virgem e vinagrete: A opção mais básica é considerada um super alimento com propriedades antioxidantes (ou seja, protege o cérebro e a sua capacidade de memória), além de regular os níveis de insulina e ajudar a prevenir graves doenças como câncer, doenças cardíacas ou diabetes tipo 2. Nutricionistas aconselham misturar uma colher de ambos os molhos com uma de mostarda.

Tahini: A pasta de gergelim não é nada mais do as sementes moídas, que libertam naturalmente sua gordura, um pouco de limão e água. Uma opção saudável e vegana que é bastante rica em fibras e proteína.

Guacamole: Há quem coma no pão ou servido com tacos, mas a pasta de abacate serve também para temperar a salada, já que é uma gordura boa rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Para que a dose não seja em excesso, não deve ser a opção caso a salada já contenha abacate.

Hummus: Pasta de grão de bico com limão e tahini é ideal para acompanhar algumas saladas, principalmente as que contam com pouca proteína já que o grão de bico dá conta do recado. Estudos recentes garantem o grande aporte de nutrientes que se consegue através desta pasta.

Pesto: Não, não serve apenas para temperar massa. É bastante rico em fibra, proteína e ferro e deve ser misturado apenas com os vegetais, a que se junta posteriormente os restantes ingredientes.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório