Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tontura não é sintoma apenas de labirintite, explica otorrino

Sintoma pode ter como causa inflamações, infecções, tumores ou até mesmo doenças neurológicas

Tontura não é sintoma apenas de labirintite, explica otorrino
Notícias ao Minuto Brasil

07:48 - 14/09/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

É muito comum o paciente sentir tonturas e associar o incômodo a “labirintite”, mas na verdade, esse sintoma pode indicar outros problemas. Abaixo a otorrinolaringologista da Clínica Dolci, Ana Carolina Cassanti, explica quais são essas diferenças.

+ 5 doenças muito comuns durante a gravidez

Labirintite: inflamação no ouvido interno, conhecido como labirinto, que pode comprometer tanto o equilíbrio como a audição e pode ser desencadeada por alguns fatores. “Podemos dividir as causas da labirintite em virais, que são causadas por infecções por vírus na boca, nariz e vias aéreas; as bacterianas devido ao apoderamento de uma bactéria no labirinto, muitas vezes ligada à meningite e fatores emocionais desencadeadas pelo estresse e ansiedade”, explica a especialista.

Entre os sintomas do problema estão: sensação de pressão e zumbido dentro do ouvido, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Tonturas: Essa perturbação do equilíbrio corporal é um sintoma de labirintite, mas também pode ter outras causas que vão desde diabetes, pressão alta ou baixa, anemia, problemas vasculares, neurológicos até cardíacos. “Por isso, o diagnóstico é fundamental para direcionar o tratamento e a medicação correta”, alerta a otorrinolaringologista.

Durante a fase de diagnóstico, o especialista poderá realizar o exame físico no paciente e, muitas vezes, solicitar exames complementares que ajudarão a elucidar a causa específica do sintoma.

“Vale lembrar que se alimentar a cada três horas, hidratar-se com aproximadamente 2 litros de água diariamente, não fumar, dormir bem e restringir o consumo de cafeína e alimentos que agem como estimulantes, como café, chá preto, chocolate, bebidas alcoólicas e até refrigerantes ajudam a amenizar os sintomas do problema,” finaliza Ana Carolina.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório