Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O melhor antidepressivo está na natureza, dizem especialistas

Quer reduzir o estresse? Confira esta dica

O melhor antidepressivo está na natureza, dizem especialistas
Notícias ao Minuto Brasil

04:39 - 19/09/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Água fria é o medo de todo mundo quando entra na água, mas a realidade é que a baixa temperatura pode trazer inúmeros benefícios. 

A sensação de relaxamento e alívio após o salto fazem valer a pena, dizem especialistas. 

+ Na gravidez, até os olhos sofrem alterações

Qualquer esporte ao ar livre é indicado para quem quer melhorar a saúde mental, seja pelo contato com a natureza ou mesmo pela exposição ao sol, mas o caso específico de nadar – em especial nadar em águas geladas – leva a uma resposta ao estresse, que a BBC descreve como “reações fisiológicas e hormonais”, que não diferem muito da reação de resposta a um ataque animal ou mesmo o momento antes de uma prova.

Durante a "resposta", os hormônios do estresse são liberados, a pressão arterial aumenta, assim como o batimento cardíaco e a respiração. Mas se nadar em águas frias for uma prática constante, a resposta será cada vez menos expressiva e o corpo vai se sentir cada vez mais relaxado.

Contudo, é importante garantir que a prática seja feita em segurança. Pessoas com problemas cardíacos e que sabem nadar não devem fazer e o ideal é começar a nadar no final do verão ou início de outubro (época em que a água não está muito fria). Escolha também um local de águas tranquilas, sem ondas fortes e ressaca.

Por fim, tenha em mente que em cerca de dois ou três minutos o seu corpo estará a uma temperatura semelhante à da água, logo, vai se sentir muito melhor, passado o choque térmico. Neste momento o corpo relaxa e se reduz o hormônio do estresse.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório