Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda as funções da testosterona no organismo feminino

Hormônio promove bem-estar para mulher quando está equilibrado

Entenda as funções da testosterona no organismo feminino
Notícias ao Minuto Brasil

05:35 - 24/09/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A testosterona é conhecida popularmente como o hormônio masculino, porém ela também está presente no organismo feminino, só que em pequenas quantidades e com o objetivo de realizar funções muito importantes para a saúde das mulheres.

+ Acne pode ser confundida com outras doenças de pele; entenda

Segundo a ginecologista de São Paulo, Dra. Maria Elisa Noriler, mulheres jovens saudáveis produzem cerca de 250 mcg de testosterona por dia, dos quais cerca da metade é derivado dos ovários e metade das glândulas supra-renais. “Entre suas funções estão a de ajudar no aumento de massa muscular, disposição física, melhorar a libido sexual, ajudar no emagrecimento, auxiliar com efeito cardioprotetor e até elevar a capacidade de memória”, explica a especialista.

Entretanto, vale lembrar que a testosterona precisa ser produzida pelos ovários em níveis equilibrados, já que a sua falta, que pode ser causada por medicações, má alimentação, sedentarismo e algumas doenças, podem causar prejuízos a saúde da mulher. No caso oposto, quando há excesso do hormônio, também pode ser prejudicial ao corpo feminino e apresentar outros sintomas, como alterações na menstruação, aparecimento de acne, alteração da voz, aumento de pelos no corpo e queda de cabelo.

Por isso, caso seja percebido algum desses sinais durante sua rotina, o ideal é procurar um especialista para realizar uma avaliação. “O diagnóstico é realizado por meio da análise das queixas clínicas e exames laboratoriais que avaliam a quantidade do hormônio no organismo. Já o tratamento varia desde medicações em forma de adesivos, géis, injeções e até mudanças no hábito de vida”, finaliza a especialista.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório