Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Usa lentes de contato? Atenção à infecção rara que provoca cegueira

As autoridades de saúde avisam que é preciso ter cuidado especial com a visão após a eclosão de uma infecção rara que afeta os olhos

Usa lentes de contato? Atenção à infecção rara que provoca cegueira
Notícias ao Minuto Brasil

17:15 - 24/09/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Olhares fatais

Acantameba queratite é o nome de uma infecção que afeta a córnea, podendo ser incrivelmente dolorosa e até provocar cegueira. Os cientistas creem ainda que quem usa lentes de contato esteja mais exposto ao risco de contração.

De acordo com o Hospital Ocular de Moorfields, em Londres, a infecção é causada “por um organismo microscópico chamado acantameba, comummente encontrado na natureza e usualmente presente em massas de água“, como lagos e rios, mas também em água da torneira, piscinas, no solo e no ar.

O hospital britânico aponta ainda que se registrou nos últimos anos um aumento no número de pacientes que sofrem com esta doença.

+ Doação de Órgão: crescimento do nº de transplantes é insuficiente

Segundo um grupo de investigadores da University College London (UCL) e do Hospital Ocular de Moorfields, quem desenvolve esta infecção na vista retém frequentemente apenas 25% da sua visão e pode chegar até a ficar cego.

Os cientistas alertam que os indivíduos mais propensos a sofrerem com esta infecção usam sobretudo lentes de contato reutilizáveis, não usam de forma correta a solução de limpeza, têm hábitos de higiene deficientes ou contaminam por acidente as lentes com água.

O professor John Dart, do Instituto de Oftalmologia da UCL, disse à publicação Metro: “O aumento desta condição reitera a necessidade dos usuários de lentes de contato estarem a par dos perigos e riscos associados”.

“Quem usa lentes tem imperativamente que lavar e secar as mãos antes de colocá-las, e evitar usá-las quando pratica natação, lava o rosto ou toma banho”.

O professor mencionou ainda que usar lentes de contato diárias (aquelas que são jogadas fora após um dia de uso) pode “ser mais seguro”, já que “eliminam a necessidade de armazenamento e de uso de soluções de limpeza”.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório