Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

3 nutrientes que fazem bem ao coração

A maioria das doenças cardíacas podem ser evitadas com mudanças de hábitos e estilo de vida e redução dos fatores de risco, como hipertensão, diabetes e colesterol alto

3 nutrientes que fazem bem ao coração
Notícias ao Minuto Brasil

05:51 - 25/09/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Cuidar do coração vai muito além dos sentimentos. A atenção com a saúde do sistema cardiovascular é essencial para reduzir os índices da principal causa de mortes no mundo, as doenças cardíacas. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas são acometidas por ano, o que corresponde a uma morte a cada dois minutos de acordo com o Ministério da Saúde.

+ Entenda as funções da testosterona no organismo feminino

A maioria das doenças cardíacas podem ser evitadas com mudanças de hábitos e estilo de vida e redução dos fatores de risco, como hipertensão, diabetes e colesterol alto. É esse alerta que o Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, pretende reforçar. Instituído pela Federação Mundial do Coração, o dia é uma boa oportunidade para passar a adotar hábitos saudáveis, reduzir a obesidade, melhorar a alimentação, organizar uma rotina de exercícícios físicos, evitar o consumo excessivo de álcool e parar de fumar, por exemplo.

Alguns nutrientes também são importantes aliados na prevenção das doenças cardíacas de acordo com as diretrizes da Sociedade Europeia de Arteriosclerose e da Sociedade Europeia de Cardiologia. “As pesquisas têm mostrado que uma combinação específica de alimentos saudáveis para o coração pode ser muito eficaz para evitar fatores como o colesterol, por exemplo”, explica Claudio Tacconi, gerente sênior de Nutrição Humana da BASF para América Latina. “Já existem soluções convenientes relacionadas a bebidas e alimentos fortificados que sejam fáceis de serem adotadas no dia-a-dia, que são sustentáveis e trazem ao mesmo tempo benefício efetivo para a saúde”, considera.

Estes são três ingredientes funcionais que você pode incluir na sua dieta como aliados da saúde do coração:

1- Fitoesterois podem contribuir para a redução de até 12% do colesterol total, incluindo os níveis de colesterol LDL, conhecido como colesterol “ruim”, que pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento. Também diminuem efetivamente os triglicerídeos. Os fitoesteróis ou esteróis vegetais são componentes de gordura natural de todas as plantas, incluindo sementes de óleo, grãos, nozes, legumes, vegetais e sementes de frutas. A quantidade efetiva a ser consumida segundo a Sociedade Internacional de Aterosclerose (IAS) é de 2 gramas ao dia. As dietas regulares normalmente não são garantem a ingestão suficiente de fitoesteróis e o consumo dos alimentos ultraprossessados também compromete essa proporção. Seria preciso ingerir 800 g de óleo de soja, 4 Kg de farinha de trigo ou 5 Kg de brócolis, segundo o FDA Food Composition Data Base. 

2- Ômega 3 também tem importante atuação na prevenção de doenças cardiovasculares, pois ajuda a regular a pressão arterial e frequência cardíaca, além de prevenir arteriosclerose e infarto do miocárdio. Os dois ômega 3 mais relevantes para a saúde, DHA e EPA, são naturalmente encontrados apenas em espécies marinhas, não são produzidos pelo corpo humano. Para alcançar a quantidade, deve-se ingerir diariamente cerca de 50g de salmão cru, 25 g de arenque cru ou 17 ovos grandes, podendo também ser consumidos por meio de alimentos enriquecidos ou suplementos.

3- Licopeno é uma das mais poderosas substâncias antioxidantes, prevenindo o estresse oxidativo, condição biológica onde ocorre o desequilíbrio entre os radicais livres e o sistema antioxidante das células. Um suprimento adequado de licopeno é importante para evitar doenças cardiovasculares como a aterosclerose, lesão por isquemia, infarto do miocárdio, além de ajudar contra síndromes metabólicas, obesidade e diabetes mellitus. O licopeno pode ser naturalmente encontrado no tomate, melancia, goiaba e mamão e também é aprovado para uso em suplementos voltados para saúde cardiovascular, saúde do fígado e proteção do sistema imunológico, como prevenção do câncer de próstata.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório