• 16 ABRIL 2024

Cientistas descobrem causa de narcolepsia

Pesquisa aponta para falhas no sistema imunológico

Cientistas descobrem causa de narcolepsia

06:30 - 26/09/18 por ANSA

Lifestyle distúrbio do sono

Uma pesquisa conduzida por cientistas italianos revelou que a narcolepsia, doença que provoca ataques súbitos de sono, se deve ao "cancelamento" de um mensageiro químico no cérebro por parte das células do sistema imunológico.

+ 5 dicas para combater o inchaço matinal no rosto

A descoberta foi publicada na revista científica "Nature", e o resultado surgiu da colaboração entre o Instituto de Pesquisa em Biomedicina de Bellinzona - ligado à Universidade da Suíça Italiana -, o Politécnico de Zurique e o Departamento de Neurologia do Hospital Universitário de Berna.

O neurotransmissor, chamado hipocretina e que está envolvido na regulação do ritmo do sono, é cancelado porque os neurônios que o produzem são atacados por células imunológicas, os linfócitos-T.

Os pesquisadores analisaram pacientes afetados pela narcolepsia e notaram a presença de células do sistema imunológico que reconhecem a hipocretina e podem matar diretamente ou indiretamente os neurônios que a produzem.

"Graças ao emprego de novos métodos experimentais, conseguimos identificar os linfócitos-T específicos para a hipocretina e responsáveis pela doença", explicou Federica Allusto, do Instituto de Pesquisa em Biomedicina.

Esses linfócitos autoimunes podem causar uma inflamação que leva ao dano neural ou até elimina os neurônios que produzem hipocretina. Bloqueando essas células já nas primeiras fases, é possível prevenir o progresso da doença. Com informações da Ansa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser