Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

10 perguntas e respostas sobre lactose

Os principais sintomas da APLV (alergia à proteína do leite de vaca), estão relacionados ao sistema digestório, como sangue nas fezes, cólicas, diarreia e constipação

10 perguntas e respostas sobre lactose
Notícias ao Minuto Brasil

10:04 - 27/09/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alergia

O consumidor está cada vez mais preocupado com a alimentação, mas é preciso cuidado para o correto equilíbrio de todos os nutrientes que o corpo necessita. A lactose é vilã? Consumir produtos sem lactose é mais saudável? Ana Paula Del'Arco nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), responde a dez perguntas que ajudam a entender melhor as diferenças entre produtos com e sem lactose.

+ 5 efeitos do cigarro durante a gestação

1. O que é lactose?

A lactose é um nutriente que fornece energia ao corpo e para fornecer energia, precisa ser absorvida pelo corpo. Contudo, o corpo só consegue absorver partículas bem pequenas de carboidratos (os chamados monossacarídeos). Por isso, a lactose precisa necessariamente ser "quebrada" (digerida) em uma molécula de glicose e uma de galactose (os monossacarídeos), para o corpo poder absorver e obter energia oriunda da lactose.

2. Como os produtos sem lactose são obtidos?

Um leite ou um lácteo sem lactose é um produto no qual a molécula de lactose (glicose + galactose) já foi previamente "quebrada" na indústria de alimentos, pela ação de uma enzima. Os produtos sem lactose são aqueles que já têm a glicose e a galactose prontos para serem absorvidos pelo corpo.

3. Consumir a lactose faz mal para a saúde?

A lactose só pode causar desconfortos para aquelas pessoas que têm intolerância à lactose. E foi exatamente para estas pessoas que a indústria desenvolveu como uma alternativa os produtos sem lactose (que na verdade são produtos com a lactose "quebrada"), pois as pessoas com intolerância à lactose não conseguem digerir a molécula da lactose.

4. O que é a intolerância à lactose?

É a dificuldade de digerir a lactose, que é o açúcar do leite. Os sintomas são desconfortáveis, mas não são graves como os da alergia à proteína do leite. As pessoas que apresentam a intolerância à lactose, têm uma deficiência na produção da enzima lactase (que digere a lactose no intestino). Os principais sintomas da intolerância à lactose são dor e distensão abdominal, inchaço, gases e diarreia.

5. O que é a alergia à proteína do leite?

A alergia é uma reação do corpo às proteínas do leite de vaca (caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina). Qualquer quantidade é suficiente para causar a reação alérgica.

Os principais sintomas da APLV (alergia à proteína do leite de vaca), estão relacionados ao sistema digestório, como sangue nas fezes, cólicas, diarreia e constipação, como também sintomas na pele, como dermatite atópica e outras manifestações cutâneas. Uma pessoa com APLV não pode entrar em contato com o leite ou produtos que o contenha, nem passar na pele um creme que contenha leite na composição.

6. Consumir produtos sem lactose é mais saudável?

Os produtos sem lactose não são mais saudáveis para aqueles que não apresentam intolerância à lactose. Os produtos sem lactose são produtos com a lactose "quebrada", mantendo a mesma composição nutricional dos produtos com lactose. Para aqueles que não apresentam intolerância à lactose, excluir qualquer grupo alimentar da dieta não é uma opção saudável. No caso do grupo dos lácteos, excluí-los da dieta pode prejudicar o atingimento do correto balanço nutricional, principalmente em cálcio.

7. E para quem tem alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose?

Quem tem a alergia à proteína do leite não pode consumir produtos que contenham leite de vaca em sua composição. Especificamente, nesse caso, as bebidas vegetais podem aparecer como alternativa. No entanto, é recomendado haver acompanhamento nutricional para assegurar uma dieta equilibrada.

Para quem apresenta intolerância à lactose, ainda é possível consumir lácteos que contenham menor quantidade de lactose, como queijos, iogurtes, ou leite de origem animal sem lactose.

8. Produtos sem lactose são mais caros?

A indústria de alimentos evoluiu bastante e os alimentos sem lactose já estão difundidos e acessíveis para a maioria da população. É possível encontrar produtos sem lactose ou com teor de lactose reduzido com preços similares aos dos produtos com lactose.

9. Qual a diferença entre o leite com baixo teor de lactose e o sem lactose?

Alimentos isentos de lactose - Contêm quantidade de lactose igual ou menor a 10(dez) miligramas por 100(cem) gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo, de acordo com as instruções de preparo do fabricante.

Alimentos com baixo teor de lactose - Alimentos que apresentam quantidade de lactose maior que 10 (dez) miligramas por 100 (cem) gramas ou mililitros e igual ou menor do que 1 (um) grama por 100 (cem) gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo, conforme as instruções de preparo do fabricante.

10. O leite sem lactose não tem a mesma quantidade de cálcio?

O leite sem lactose tem a mesma quantidade de cálcio que o leite com lactose. A única diferença é que os produtos sem lactose tiveram a lactose previamente "quebrada" (ou digerida).

"O consumo do leite e seus derivados são recomendados durante toda a vida, compondo uma dieta balanceada e equilibrada, uma vez que são ricos em cálcio, em proteínas de alto valor biológico, vitaminas, gorduras e tantos outros nutrientes fundamentais para o organismo", destaca a nutricionista.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório