Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dieta de baixo índice glicêmico diminui acne, diz estudo

Pesquisa examinou mudanças nos fatores bioquímicos associados a acne após pacientes seguirem uma dieta de baixo índice glicêmico por duas semanas

Dieta de baixo índice glicêmico diminui acne, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

16:39 - 02/10/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Já é de conhecimento geral que a nossa alimentação implica diretamente na saúde e aparência de nossa pele. E, de acordo com uma pesquisa publicada na edição de outubro do Journal of the Nutrition and Dietetics, está relação pode ser ainda mais importante do que pensamos.

+ Alimentação saudável é foco de nova iniciativa de rede de supermercado

“O estudo indicou que uma dieta de baixo índice glicêmico pode ser fundamental na redução do impacto da acne, pois ajuda a diminuir as concentrações de IGF-1, um mediador do crescimento celular conhecido por ser um fator de risco da acne, já que estimula a síntese de andrógenos e o crescimento de sebócitos, o que, consequentemente, aumenta a produção de oleosidade”, explica a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Para chegar a esta conclusão os pesquisadores realizaram um estudo controlado e randomizado com um total de 66 pacientes adultos com acne moderada e severa que foram divididos em dois grupos: o primeiro, com 34 pacientes, passou a adotar uma dieta de baixo índice glicêmico. Já o segundo grupo, com 32 pacientes, continuou com seu plano alimentar habitual. “Após duas semanas, ao comparar os dois grupos, os autores do estudo descobriram que as concentrações de IGF-1 diminuíram significativamente entre os pacientes que seguiram uma dieta de baixo índice glicêmico, enquanto no grupo que continuou com a alimentação normalmente os níveis da proteína permaneceram os mesmos”, destaca a especialista.

Segundo a dermatologista, o estudo demonstrou a importância de uma dieta de baixo índice glicêmico com relação aos fatores de risco associados a acne. “Acredita-se que o índice glicêmico desempenha um papel fundamental na fisiopatologia da acne, principalmente por influenciar no metabolismo insulínico”, explica. Outros estudos já haviam apontado que a elevação da insulina na corrente sanguínea aumenta as concentrações de IGF-1. “Quanto maior o índice glicêmico de um alimento, que representa a velocidade com que os carboidratos deste alimento serão absorvidos pelo organismo, mais rápido o açúcar será transportado para a corrente sanguínea e mais insulina será liberada pelo pâncreas para manter os níveis de glicemia na faixa normal, logo há o aumento da concentração de IGF-1”, explica a Dra. Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia, diretora responsável da Clínica Adah e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro).

De acordo com a Dra. Thais Pepe, os resultados do estudo sugerem que a terapia de nutrição médica pode ser uma opção de tratamento viável para pacientes com acne. “Porém, ainda são necessárias pesquisas com uma duração maior para avaliar se uma dieta de baixo índice glicêmico resultaria em uma diferença clinicamente significativa nas concentrações de IGF-1 de modo a levar a uma redução no quadro acne, incluindo o número de lesões e a gravidade do problema”, finaliza a médica.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório