Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Especialista diz o que se deve fazer para driblar a infertilidade

Especialista alerta que a obesidade pode dificultar a gravidez e em caso de gestação, pode prejudicar o feto

Especialista diz o que se deve fazer para driblar a infertilidade
Notícias ao Minuto Brasil

06:59 - 03/10/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle FILHOS

A infertilidade é uma condição que pode afetar tanto homens quanto mulheres e hoje, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, a infertilidade afeta 8 milhões de casais no país.

+ Descubra como prevenir e tratar dores na coluna

Ainda que não os impeça de tornarem-se pais e mães, uma vez que há outras maneiras de ter filhos - seja por meio de métodos de fertilização ou por adoção - é um quadro que gera preocupação para muitas pessoas. Isso posto, existe um hábito que, se incorporado à rotina do casal, pode ajudar muito a driblar a infertilidade.

Infertilidade e obesidade

A obesidade está indiretamente relacionada à infertilidade, uma vez que desregula a atividade hormonal e afeta as funções dos gametas - células responsáveis pela reprodução. Além disso, o sobrepeso impacta não só a saúde feminina, como a fertilidade dos homens, podendo interferir na qualidade do sêmen.

De acordo com o médico e obstetra Dr. Paulo Nowak, existem inúmeros estudos que relacionam a obesidade e sedentarismo a maior propensão a infertilidade.

A atividade física contribui para melhor oxigenação celular, redução de peso e controle da glicose. “A obesidade não só gera dificuldade para a fecundação, como compromete a saúde do feto e o risco de doenças cardiovasculares” explica.

Uma enquete realizada pelo Portal Trocando Fraldas, em 2018, demonstra que 1 em cada 3 mulheres que apresentavam dificuldades para engravidar estavam com o peso acima do recomendado durante as tentativas. Essa tendência cresce com o aumento da idade para 43% em casos acima de 43 anos.

Exercício combate a infertilidade

Tendo em vista que a obesidade está associada a infertilidade, uma forma de prevenir a condição seria ir na contramão do sedentarismo e se dedicar a uma rotina recheada de atividades físicas e alimentação balanceada.

Ainda conforme Dr. Nowak, não se trata de buscar alimentos que ajudam na fertilidade, mas sim adotar hábitos saudáveis e um estilo de vida que contribuam para uma melhor saúde fértil. O médico reforça que a infertilidade sem causa aparente faz parte da vida de muitos casais, então é importante, além da mudança comportamental, recorrer a um acompanhamento para compreender a singularidade de cada caso.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório